Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia.
A liberdade é definida como ausência de oposição. O homem para ser livre não pode ser impedido de fazer o que tem vontade, conforme suas capacidades. Nesse sentido a liberdade só é possível dentro do estado natural, onde é Page 9 regido pelo direito natural, assim a plena liberdade encontra-se no estado natural.
A filosofia é a porta para as liberdades do homem, de modo que a filosofia nos ensina a liberdade de pensamento sobre as mais variadas questões, ela fornece a mente as chaves que quebram correntes impostas pelos paradigmas mais variados.
Liberdade é também um conjunto de idéias liberais e dos direitos de cada cidadão. FELICIDADE= Felicidade é o estado de quem é feliz, uma sensação de bem estar e contentamento, que pode ocorrer por diversos motivos.
Resposta: Liberdade é a condição de estar livre, ou seja, agir por si mesmo. individualismo é um conceito de afirmar a liberdade de um indivíduo a frente de um grupo. Assim sendo, os dois pregam que uma pessoa não deve ser comandado por outro, as pessoas devem ter o poder de escolha.
Individualismo é um conceito político, moral e social que exprime a afirmação e a liberdade do indivíduo frente a um grupo, à sociedade ou ao Estado. a. É quando o homem se coloca como centro de tudo. ... É a valorização da autonomia individual em detrimento da coletividade.
Significado de Individualista [Pejorativo] Pessoa egoísta que sempre se coloca em primeiro lugar em relação aos demais; quem só pensa em si mesmo; egoísta. adjetivo Que pertence ao individualismo: teorias individualistas.
O ser humano é criador da sociedade Se ele criou valores como o individualismo, ele mesmo pode desfazer estes e criar outros. Enquanto transforma a realidade objetiva – natureza e sociedade – cria as suas condições de existência e transforma a si próprio.
A perspectiva criada pelo renascimento pode ser vista como individualista porque ela colocava o homem no centro da filosofia, trazendo maior importância para o indivíduo em detrimento da sociedade, em contrário ao que era pregado pela Igreja na Idade Média, onde o coletivo deveria ser valorizado.
O individualismo estaria relacionado com valores que enfatizam a autonomia da pessoa, enquanto que o coletivismo o faria com valores que enfatizam a dependência do indivíduo em relação ao endogrupo (grupo de pertença).
O individualismo é conceito que exprime a afirmação do indivíduo ante a sociedade e o Estado. Liberdade, propriedade privada e limitação do poder do Estado - eis a tônica do Individualismo. Há tendência em se vincular ou relacionar capitalismo e individualismo bem como socialismo e coletivismo.
De acordo com algumas correntes da psicologia, o imediatismo tem como principal consequência o afastamento. Quanto mais imersa na cultura do imediatismo, menos capaz de estabelecer relações saudáveis uma pessoa será. Afinal, pelo viés imediatista, o tempo livre é algo que deve ser evitado a todo custo.
O individualismo ocorre com a modernidade, produzindo efeios nas formas familiares, e dessa forma o mundo vai ficando mais individualista.
Individualismo é um conceito político, moral e social que exprime a afirmação e a liberdade do indivíduo frente a um grupo, à sociedade ou ao Estado. ... O exercício da liberdade individual implica escolhas, que, nas sociedades contemporâneas, frequentemente estão associadas a um determinado projeto.