A hipotensão ortostática (postural) é a queda excessiva da pressão arterial (PA) quando se assume a posição ortostática. A definição consensual envolve queda da pressão sistólica > 20 mmHg, queda da pressão diastólica acima de 10 mmHg ou ambas.
A hipotensão postural acontece principalmente quando a pessoa levanta-se rapidamente, não havendo tempo suficiente para que o sangue circule corretamente, ficando acumulado nas veias das pernas e do tórax, resultando nos sintomas.
adjetivo Que diz respeito à ortostasia, à posição vertical, ereta. [Medicina] Diz-se de fenômenos que ocorrem em consequência de se estar em pé: hipotensão ortostática; albuminuria ortostática.
Para avaliar a hipotensão postural de um paciente, o enfermeiro deve solicitar ao mesmo que que se deite em supino por 3 a 10 minutos, medir a pressão arterial e o pulso, auxiliar o paciente a se sentar na lateral da cama, com as pernas pendentes, aguardar de 1 a 3 minutos e medir a pressão arterial e o pulso.
O que fazer quando a pressão está baixa (hipotensão)
A hipotensão, popularmente conhecida como pressão baixa, é quando a pressão arterial é muito baixa, podendo causar danos ao organismo.
A pressão baixa, também chamada de hipotensão, acontece quando a pressão arterial atinge valores iguais ou inferiores a 9 por 6, ou seja 90 mmHg x 60 mmHg.