Os hematomas, popularmente conhecidos como marcas roxas, acontecem por causa do acúmulo de sangue na pele, que pode ser provocado por uma queda, esbarrão em algum móvel ou até mesmo depois de um "chupão".
O descolamento ovular, cientificamente chamado de hematoma subcoriônico ou retrocoriônico, é uma situação que pode acontecer durante o primeiro trimestre de gravidez e é caracterizado pelo acúmulo de sangue entre a placenta e o útero devido ao descolamento do óvulo fecundado da parede do útero.
Não é grave e por isso o indicado para amenizar os hematomas é o uso de cremes à base de vitamina K. Quando as manchas surgem em pernas e tornozelos e o paciente idoso costumam ficar em pé por muito tempo, chamamos de púrpura hipostática.
Segundo a dermatologista Bhertha Tamura, as manchas roxas que costumam aparecer nos antebraços e dorso das mãos na pele dos idosos são provocadas pelo afinamento, flacidez e fragilidade vascular da pele decorrente do próprio envelhecimento ou da exposição ao sol.
Com o processo de envelhecimento, a nossa pele fica muito fina por causa da perda de colágeno, assim como as paredes dos vasos sanguíneos. Portanto, qualquer trauma, por menor que seja, pode provocar o rompimento desses vasos sanguíneos e o aparecimento das manchas vermelho-arroxeada.
Em geral, ficamos com marcas roxas, ou hematomas, depois de sofrer algum tipo de trauma, como uma pancada, que faz alguns vasos se romperem e o sangue vazar para o tecido mole que existe embaixo da pele.
E já que ele tem cor próxima ao marrom, é normal a mancha ficar nesse tom. Após duas semanas, no máximo, a pele deve voltar à cor normal, o que indica que o hematoma foi totalmente curado.
“Galo” é um tipo de hematoma formado sobre o osso do crânio. Quando tomamos uma pancada, vasos sanguíneos que passam debaixo da pele se rompem e o sangue vaza.
PARA INCHAÇOS E CONTUSÕES
O que fazer para desinchar o rosto