Resposta. Porque a maiora das células apresentam um tamanho muito reduzido. Por conta disso, somente com o auxílio de microscópios, torna-se possível a visualização das células, uma vez que as mesmas se apresentam na escala de micrômetros e nanômetros.
A lupa, que também pode ser chamada de lente de aumento, é o instrumento óptico mais simples que temos para realizar observações. A lupa é constituída por somente uma lente convergente, cuja distância focal é da ordem de centímetros, que conjuga uma imagem virtual, direita e maior que o objeto observado.
Para ampliar as células e torná-las visíveis, o aparelho habitualmente usado é o microscópio óptico comum (moc) ou microscópio composto, que costuma dar aumentos de até 2.
A diferença básica entre o microscópio óptico e o eletrônico é que o eletrônico não utiliza a luz, mas sim feixes de elétrons. No microscópio eletrônico não há lentes de cristal e sim bobinas, chamadas de lentes eletromagnéticas. ... Não é possível observar material vivo neste tipo de microscópio.