O hCG — ou gonadotrofina coriônica humana — é um hormônio produzido naturalmente durante a gravidez. Na gestação, o composto serve para criar um ambiente favorável para o desenvolvimento fetal. Mulheres que não estão grávidas e homens, contudo, possuem taxas quase indetectáveis no corpo.
Durante a expansão do sinciciotrofoblasto na parede uterina da mãe, o hCG invade o sangue materno e pode ser então detectado por exames de sangue. A partir do sangue, o hCG vai para outros órgãos, como o rim, onde é metabolizado e os sub-produtos dessa metabolização são excretados na urina.
O BHCG quantitativo é um exame de sangue capaz de detectar a quantidade do hormônio HCG no sangue e se há indícios de gravidez. Além disso, o exame também pode indicar de quanto tempo é a gestação e se a gravidez está indo conforme o esperado.
O resultado é considerado indeterminado quando os valores estão entre 5 e 50 mUI/mL ou positivo quando estão acima de 50 mUI/mL. Atenção: Os valores de β-hCG podem ser mais baixos em pacientes que apresentam gravidez ectópica e de risco.
Resultado entre 26 a 1000 mUI/ml é indicativo para gravidez. Procure um médico para confirmar seu diagnóstico. Resultado maior que 1500 mUI/ml é indicativo para gravidez.
Normalmente, após as 9-10 semanas de gravidez, os níveis de hCG diminuem.
Os níveis de hCG aumentam rapidamente nos primeiros dias de gravidez e podem ser detectados no sangue cerca de oito dias após o dia estimado da concepção pelos métodos laboratoriais mais sensíveis.
Em geral, os valores do hCG comportam-se da seguinte maneira ao longo das semanas de gravidez:
O resultado do exame de sangue indica que a mulher está grávida quando os valores do hormônio beta-HCG são maiores que 5,0 mlU/ml. É recomendado que o exame de sangue para detectar a gravidez só seja feito após 10 dias da fecundação, ou no primeiro dia após o atraso menstrual.