O histograma de frequência é um gráfico para variáveis quantitativas agrupadas com intervalo de classe. É formado por colunas retangulares unidas,onde no eixo horizontal, ficam as classes e, no eixo vertical, os valores da frequência (absolutas ou relativas).
Uma distribuição cumulativa de freqüências pode ser representada graficamente por uma ogiva. Para construí-la representa-se os limites superiores das classes na abscissa e faz-se a altura dos pontos proporcionais à freqüência acumulada até esses limites. Estes pontos são então unidos por linhas retas.
Primeiramente, abra o Excel e crie uma nova planilha. Nomeie as colunas A e B como “Intervalos” e “Frequência”, respectivamente. Vale lembrar que, nos histogramas, os dados de intervalos correspondem a coordenada x (horizontal) e os dados de frequência correspondem a coordenada y (vertical).
Para dados agrupados em classes, a representação gráfica da distribuição é feita por meio de um histograma. ... No histograma, se ligarmos os pontos médios (obtidos através das classes) da parte superior de cada retângulo e “fecharmos” essa curva poligonal, obteremos um polígono de frequência.
Criar um gráfico de histograma
Na primeira coluna da planilha, coloque marcadores para seus grupos de dados. Nas colunas subsequentes, coloque valores numéricos, cada um representando itens em uma distribuição. Apenas uma coluna de dados é necessária para gerar o histograma.
Criar um histograma no Excel
Agrupar dados
Para criar um gráfico, você precisa selecionar pelo menos uma célula em um intervalo de dados (um conjunto de células). Siga um destes procedimentos: Se os dados do seu gráfico estiverem em um intervalo contínuo de células, selecione qualquer célula desse intervalo. O gráfico incluirá todos os dados do intervalo.