Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõe os textos, sejam eles orais ou escritos. ... É o nome que se dá ás diferentes formas de linguagem empregadas nos textos. Estas formas podem ser mais formais ou informais, e até se mesclarem em um mesmo texto, porém este será nomeado um gênero que prevalecer.
Uma receita culinária, por exemplo, possui uma lista de ingredientes necessários para o preparo (texto descritivo) e o modo de preparo (texto injuntivo). ... Contos, crônicas, cartas, e-mails, reportagens jornalísticas, listas, receitas culinárias, bulas de medicamentos, memorandos, bilhetes, etc.
Diferença entre redundância e pleonasmo O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.
Pleonasmo e redundância são sinônimos. Explicação: Isso mesmo, pleonasmo reforça algo que já foi dito e contribui para deixar algo redundante e repetitivo.
A gradação é um recurso estilístico usado para aumentar (ou diminuir) a intensidade de um discurso por meio de termos dispostos sequencialmente. Há dois tipos de gradação: a ascendente (clímax) e a descendente (anticlímax).
Ocorre redundância quando, numa frase, repete-se uma ideia já contida num termo anteriormente expresso. ... Veja a seguir frases com expressões redundantes frequentemente utilizadas. "Eu e minha irmã repartimos o chocolate em METADES IGUAIS." Ao dividir algo pela metade, as duas partes só podem ser "iguais"!
Também chamado de redundância, o pleonasmo vicioso é utilizado como vício de linguagem. Nesse caso, ele é um erro sintático não intencional que a pessoa comete por desconhecimento das normas gramaticais. Trata-se de um desvio gramatical que passa despercebido pelos falantes da língua.
Pleonasmo é o uso excessivo de palavras na transmissão de uma ideia, ocorrendo repetição e redundância....Exemplos de pleonasmo vicioso
Sinestesia é o nome dado a um distúrbio neurológico em que as conexões sensoriais (visão, olfato, paladar, audição e tato) se misturam, fazendo com que os estímulos a um sentido desencadeiem outro. Por exemplo, um sinesteta pode ouvir cores, sentir o gosto das formas, cheirar os números etc.
Cinco sentidos A sinestesia é uma condição neurológica que provoca uma mistura dos sentidos. ... Uma em cada duas mil pessoas têm sinestesia, e essas pessoas podem ver sons, sentir cores ou o paladar das formas. A sinestesia é um processo involuntário do cérebro, e sua causa ainda é desconhecida.
A metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra caracterizada pela substituição de um termo por outro, havendo entre eles algum tipo de ligação.
A catacrese é uma figura de linguagem utilizada para se referir a algo que não tem um nome no idioma.
Catacrese é uma figura de linguagem que consiste no emprego do sentido figurado das palavras. Muito utilizada na linguagem oral (por exemplo, “perna da mesa”), funciona como uma espécie de metáfora desgastada.