"Mas as dietas muito baixas em calorias ou mal equilibradas podem levar a um déficit proteico", acrescenta Pigott. Proteínas desempenham um papel fundamental em nosso organismo.
Uma dieta pobre em proteínas leva à perda muscular e, como resultado, a um metabolismo mais lento. As proteínas compõem as hormonas e enzimas que permitem que o nosso cérebro funcione. A proteína ajuda no crescimento e reparação dos tecidos, juntamente com micronutrientes, antioxidantes e várias vitaminas.
Verificado por especialistas Sofre com problemas metabólicos devido a falta desses micronutrientes, podendo ter problemas hormonais, de células sanguíneas, problemas em todos os órgãos, e até deficit psicológicos.
4- Quando necessário, as proteínas são convertidas em glicose para fornecer energia. O excesso de consumo de proteína pode causar prejuízos, como por exemplo? A) Sobrecarga de trabalho no fígado e nos rins, aumento da excreção de cálcio e de outros minerais.
A desnutrição ocorre quando o organismo não recebe os nutrientes necessários para o seu metabolismo adequado. É uma doença com múltiplas causas, de entendimento complexo e com raízes na pobreza. É um resultado de fatores sociais, econômicos e patológicos.
Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente. O excesso de gordura pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, doenças do coração, pressão alta, artrite, apnéia e derrame.
Uma dieta equilibrada e saudável é a maior arma na prevenção da desnutrição. Ter uma alimentação rica em frutas, verduras e cereais integrais, bem como proteínas magras, ajuda no combate à desnutrição.
Sugestões para aumentar calorias e proteínas na dieta de pacientes desnutridos