Diáfise. Apresenta três bordas e três faces. O Rádio articula-se com quatro ossos: o Úmero, a Ulna, o Escafoide e o Semilunar.
Proximalmente articula-se com o úmero no capítulo deste, distalmente com o carpo e medialmente com a ulna. Assim possuindo um corpo e duas extremidades (próximal e distal). É classificado como "longo".
Para fortalecer os ossos e as articulações é recomendado comer alimentos ricos em cálcio e apesar do leite e do queijo serem os mais conhecidos, existem outras fontes de cálcio além dos laticínios, como as folhas verdes escuras como espinafre e brócolis e os frutos secos como nozes e amendoim.
Conheça 5 alimentos que ajudam a fortalecer os ossos
Sete alimentos que roubam seu cálcio
Pensando nisso, Elaboramos uma lista dos 10 Alimentos que Ajudam a prevenir a osteoporose.
Alimentos ricos em cálcio, como leite, queijos e iogurtes, também prejudicam a absorção do ferro, pois os minerais acabam "brigando" para serem absorvidos. Um exemplo de refeição que pode boicotar a sua tentativa de combater a anemia é um prato bem conhecido dos brasileiros: o bife à parmegiana.
Em geral, o consumo de alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte, queijo e soja, ou tomar sol para produção de vitamina D por pelo menos 15 minutos por dia para pessoas com pele branca ou 45 minutos por dia para pessoas com pele negra, já podem ser medidas suficientes para prevenir a osteoporose.
Realizar atividades físicas que fortaleçam a musculatura também pode ajudar a evitar quedas e, consequentemente, fraturas. Portanto, evitar o sedentarismo é essencial para a prevenção da osteoporose, já que o ócio muscular e ósseo torna essas estruturas mais frágeis e mais vulneráveis a fraturas.
De outra maneira, se a perda óssea tem a ver com o alinhamento dos seus dentes, é necessário recorrer a um tratamento ortodôntico, que restaura a posição da arcada e confere a função e a estética do seu sorriso.
A osteopenia é a perda gradual da massa óssea que pode levar à osteoporose, doença que compromete os ossos, aumentando o risco de fraturas no fêmur, pulsos e coluna vertebral, principalmente nas mulheres.