O CONTISMO: Seus defensores adotam como idéia central o mecanismo das contas, preocupando-se basicamente com seu funcionamento e subordinando-as aos métodos de escrituração. Foi a primeira escola de pensamento contábil na escala de evolução cientifica da contabilidade.
A Escola Personalista surgiu para dar personalidade as contas e explicar as relações dos direitos e obrigações, dando uma melhor estrutura e visualização. A Escola Controlista idealizava o objetivo da Contabilidade como controle da riqueza administrativa.
R. A doutrina Patrimonialista, pois define a Contabilidade como a ciência que estuda o patrimônio e também define o patrimônio como o objeto da Contabilidade.
No Brasil, a contabilidade foi fortemente influenciada pela escola italiana, e evoluiu através da legislação fiscal, pois, segundo Iudícibus (2000), devido à inoperância das associações dos contadores o governo teve que tomar a iniciativa.
Confira as melhores áreas de atuação da contabilidade e decida sua carreira
A Contabilidade Gerencial é um ramo das Ciências Contábeis em que o profissional trabalha com a análise de informações financeiras de uma empresa. A partir desse estudo, consegue ajudar no planejamento de investimentos e de gastos de uma instituição e fornecer dados que auxiliem na tomada de decisões.