As revoluções burguesas são movimentos sociopolíticos ocorridos entre 1640 e 1850 nos quais a sociedade aristocrática, caracterizada pela monarquia absoluta e pelos títulos de nobreza, foi transformada em uma sociedade capitalista dominada pela produção mercantil liberal.
Causas da Revolução Inglesa
A Revolução Inglesa (ou Revoluções Inglesas) foi o resultado de movimentos políticos e sociais que ocorreram entre os anos de 1640 e 1688 na Inglaterra. Resultou no fim do absolutismo nesse país e na implantação de uma monarquia parlamentar, regime no qual o rei está submetido ao parlamento.
A Revolução Puritana foi um conflito ocorrido na Inglaterra na década de 1640 entre a monarquia e o parlamento. ... Carlos I, rei do país, não aceitava a intervenção política dos parlamentares e, de forma autoritária, governava movido por seus interesses.
A Revolução Puritana foi um conflito ocorrido na Inglaterra na década de 1640 entre a monarquia e o parlamento. ... Assim denominada porque os puritanos eram os líderes mais ativos do exército parlamentar.
Resposta. Explicação: O conflito se iniciou quando o parlamento impôs ao rei Carlos I a petição dos direitos onde dizia que problemas com impostos, prisões, julgamentos e convocações do exército só seriam possíveis com autorização do parlamento. O rei aceitou a imposição, mas não a cumpriu.
As revoluções Puritana, de 1640, e a Gloriosa, de 1688, podem ser consideradas como partes de um mesmo processo de conflito entre o absolutismo e o liberalismo, entre o poder do rei e o do Parlamento, tendo como resultado o estabelecimento da monarquia parlamentar.
Podemos citar como marco inicial a criação de um parlamento inglês no ano de 1707 que possuía poderes para limitar o rei. Assim, os atritos entre o rei e a burguesia que eram os representantes do parlamento se acentuaram o que deu orgiem a guerra civil inglesa, chamada de revolução puritana.
A Revolução Inglesa pode ser dividida em quatro fases principais:
É direta a relação entre a Declaração de Direitos de 1689 e a de 1789, visto que, de certa forma, a Declaração de Direitos de 1689 acabou inspirando e influenciando a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, esta realizada pelos franceses no contexto do iluminismo.
Um dos principais objetivos da declaração é limitar o poder do monarca na Inglaterra e dar mais poder ao Parlamento, representando sua soberania sobre o rei. A monarquia parlamentar foi instituída e o absolutismo inglês chegava ao fim.
foi importante pois deu voz aos parlamentos, estabeleceu limites aos poderes do monarca, declarou os direitos do parlamento, incluindo eleições livres e liberdade de expressão no parlamento,foi o primeiro documento oficial que garante a participação popular através de representantes parlamentares na criação e cobrança ...