Tratamento. O tratamento ideal para cada bebê deve ser aconselhado pelo pediatra após consulta e nenhum medicamento deve ser oferecido sem prescrição medica. No caso do bebê gripado, normalmente o tratamento é à base de soro fisiológico para higiene das narinas e de antitérmico em caso de febre.
5 remédios caseiros para gripe em bebê
5 dicas para amenizar os sintomas da gripe nos bebês
A nebulização em bebês é um procedimento indicado quando ele apresenta chiado no peito, tosse, congestionamento nasal e dificuldades respiratórias. O procedimento pode ser feito em casa ou em um lugar especializado, como postos de saúde ou hospitais.
Para fazer a nebulização em casa, deve-se colocar no copinho do nebulizador cerca de 5 a 10 mL de soro fisiológico, posicionar a máscara próxima ao nariz e, então, respirar aquele ar. Deve-se manter os olhos fechados e estar sentado ou recostado em uma cama confortavelmente.
Assim, com o uso de um aparelho silencioso, a criança pode até fazer a inalação enquanto dorme, aliviando os sintomas e promovendo maior conforto. Um nebulizador pode ser utilizado por qualquer pessoa, até mesmo por bebês pequenos.
Não há registro de reações adversas ao álcool isopropílico na população adulta como um vapor inalado. Extremamente barato e pronto para uso.
Vale começar com 1 ml de soro e, se a criança reagir bem ao tratamento, aumentar o volume aos poucos até chegar a 10 ml.
Outro método para eliminar o catarro requer a utilização dos dedos. Uma maneira de fazer isso é enrolar uma gaze no dedo indicador para introduzi-lo ligeiramente no nariz do bebê por alguns segundos. Sem fazer pressão e com um movimento suave, a viscosidade vai grudar na gaze.
A inalação por nebulização com soro fisiológico é um ótimo tratamento para a sinusite, gripes ou resfriados, pois ela ajuda a umidificar as vias aéreas e a fluidificar as secreções, desobstruindo as vias respiratórias, facilitando assim a respiração.