A Anatomia Animal é a parte da Biologia que estuda a forma e a estrutura do corpo dos organismos incluídos no Reino Animalia. Essa importante área permitiu que conhecêssemos a estrutura do nosso corpo e de outros seres vivos, bem como fôssemos capazes de entender seu funcionamento.
Para realizarmos a descrição anatômica do animal, o dividimos em cinco partes que ainda apresentam subdivisões, sendo elas: Cabeça – crânio e face. Pescoço. Tronco – tórax, abdômen e pelve.
Detalhar as diversas estruturas anatômicas que compõem o organismo animal. Relacionar os diferentes órgãos e sistemas presentes em cada região do corpo animal. Associar a anatomia animal à fisiologia dos diferentes sistemas orgânicos.
Planos principais: mediano (médio-sagital), sagital, frontal (coronal), transverso (axial). Termos anatômicos usados para descrever a posição e a relação entre várias estruturas....Termos Direcionais.
A palavra proximal é aplicada na descrição anatômica para indicar que a parte do corpo referida se situa mais próxima de um centro, articulação, tronco ou linha mediana. O seu oposto é distal.
Na anatomia temos quatro planos anatômicos: mediano, sagital, frontal e transverso.
Anterior / Ventral / Frontal: na direção da frente do corpo. Posterior / Dorsal: na direção das costas (traseiro). Superior / Cranial: na direção da parte superior do corpo. Inferior / Caudal: na direção da parte inferior do corpo.