λ = comprimento de onda de uma onda sonora ou onda electromagnética; f = frequência da onda 1/s = Hz. em que: v = velocidade da onda....Cor.
Divida a velocidade da onda, V, pelo comprimento de onda convertido em metros, λ, para encontrar a frequência, f. Escreva a sua resposta. Ao completar o passo anterior, você terá completado o cálculo da frequência da onda. Escreva a sua resposta em Hertz, Hz, que é a unidade usada para frequência.
Como já abordamos a frequência é o tempo de variação de um sinal em um segundo, e o período é o tempo levado para o término de uma única oscilação completa, a relação básica diz que as duas grandezas são inversamente proporcionais. Para realizar o cálculo através deste método utilizamos a seguinte fórmula: f = 1 / T.
No caso de um corpo preso a uma mola podemos demonstrar como calcular o período do movimento.
Período: é o intervalo de tempo em que cada ponto do meio por onde um pulso se propaga executa uma oscilação completa. O período é representado pela letra T. Frequência: é o número de oscilações completas que cada ponto do meio no qual a onda se propaga executa por unidade de tempo.
O elemento que provoca uma onda é denominado fonte, por exemplo, uma pedra lançada nas águas de um rio gerarão ondas circulares. São exemplos de ondas: ondas do mar, ondas de rádio, som, luz, raio-x, micro-ondas dentre outras.
Raio de onda é uma linha orientada que tem origem na fonte de ondas e é perpendicular às frentes de onda, traçada de modo a indicar a orientação da propagação da onda em cada ponto do meio.
As ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo com a mesma velocidade: c = m/s.
Perturbação é todo tipo de variação que atinja um determinado ponto, em um determinado meio. Um ponto, em qualquer que seja o meio em que está inserido, tem as suas grandezas físicas que garantem permanecer nesse meio.
Como o som tem propriedades ondulatórias, ele pode sofrer diversos fenômenos, tais como a reflexão, refração, difração e também interferência. Nesse último, duas ou mais ondas sonoras podem tanto ser anuladas quanto ser somadas, de acordo com a posição em que se encontram.
Abaixo seguem suas propriedades principais: Cristas : são os pontos superiores da onda. Vales : são os pontos inferiores da onda. Amplitude : é a altura do ponto médio até a crista. ... Comprimento de Onda : é a distância entre dois pontos "iguais" da onda.
Características. As ondas sonoras são ondas mecânicas, desta forma necessitam de um meio material para se propagarem. São longitudinais, ou seja, a direção da propagação é a mesma da direção da vibração. São tridimensionais, pois se propagam em todas as direções.