Em Atenas eram considerados cidadãos homens livres (eleutheroí), maiores de 18 anos, filhos de pai ou mãe ateniense – após 451 a.C. deveriam ter pai e mãe ateniense –, e serem inscritos nos registros cívicos do demos. Tinham como direito a participação política, a propriedade da terra e a defesa do território cívico.
Os eupátridas eram aqueles considerados bem nascidos, ou seja, filhos da elite. Formavam a aristocracia governante da pólis (cidade). ... Devido a riqueza emprestavam dinheiro para os pequenos proprietários, que caso não houvesse pagamento da dívida perdiam bens e sua liberdade, tornando-se assim escravos dos eupátridas.
Eram simplesmente os filhos e filhas dos Eupátridas, grupo este que se formava de detentores de altos posições e que formavam a nobreza. Ou seja, os bem-nascidos, eram simplesmente os filhos e filhas dos nobres.
Resposta. Na Atenas antiga os EUPÁTRIDAS, compunham a aristocracia; os DEMIURGOS, agricultores, comerciantes e artesãos, compunham o povo, a massa; os METECOS, eram os estrangeiros, mas não tinham direito político; e, obviamente, os ESCRAVOS, normalmente capturados em guerra ou comprados.
A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. Com a aquisição de riquezas, em virtude da exploração colonial, Atenas tinha como principal fundamento da cidadania a posse da terra.
Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.
a sociedade ateniense costuma ser agrupada em três grandes grupos ou categorias como: cidadãos(eram homens adultos maiores de 21 anos) metecos(eram pessoas que viviam em Atenas mas não haviam nascido na cidade) e escravos(geralmente prisioneiros de guerra,eram comprados de estrangeiros nos mercados escravos,ou eram ...
A sociedade espartana era estamental, que é uma Sociedade onde tem seus níveis sociais (estamentos) divididos e hierarquizados, dando total poder aos membros dos grupos superiores, sem a possibilidade de membros de algum grupo passar para outro.
Atenas e Esparta foram duas cidades-estado com grandes poderes na Grécia Antiga. ... Esparta se desenvolveu com base em um formato de educação rígida e com bases militares. A sociedade era oligárquica, ou seja, havia a concentração de terras nas mãos de poucos, que eram os que tinham também acesso às decisões políticas.
Metecos (em grego: Μέτοικος) eram os estrangeiros residentes nas Pólis (sing. polis) gregas de Atenas. Existiam em várias cidades , exceto em Esparta, que não recebia estrangeiros. ... De fato, grande parcela da economia ateniense era realizada pelos metecos.
Na cidade de Atenas, só era considerado cidadão quem nascia na cidade. Logo, os estrangeiros não podiam participar das decisões políticas da polis. O nome dado aos estrangeiros era a) fratrias.
A população de Atenas encontrava-se dividida em três classes: os cidadãos, os estrangeiros residentes (ou metecos, do grego métoikoi) e os escravos.
Os eupátridas formavam a elite da sociedade ateniense. ... Dessa forma , a sociedade ateniense era dominada por esse pqno grupo d homens,q,além d serem grandes proprietários d terras,tb controlavam o governo..Portanto os aristocrátas eram os eupátridas.
Aristocracia pode ser definido como um grupo constituído por integrantes de camadas sociais com grande poder político e econômico. Esta camada social era típica do período em que a monarquia existiu em grande parte das nações européias. Portanto, muitos aristocratas faziam parte da nobreza.
Os eupátridas, como eram chamados os aristocratas, subjugavam os agricultores com empréstimos impagáveis. Encurralados, os pequenos proprietários perdiam suas terras e viravam escravos.
A aristocracia é um regime político no qual uma classe minoritária em uma sociedade detém poderes e privilégios próprios para governar. Geralmente a aristocracia está ligada à nobreza, e a obtenção desse poder se dá pela hereditariedade familiar.
A nobreza feudal caracterizava-se pela hierarquia e pela relação de fidelidade ao senhor a quem tinha jurado servir. A aristocracia, ou a nobreza, da época medieval era constituída precisamente por indivíduos que possuíam detenção de terras e algum tipo de influência ou poder político.
substantivo masculino e feminino Nobre; pessoa que faz parte da aristocracia, da classe social e política cujos membros têm poder e privilégios garantidos por herança. ... Etimologia (origem da palavra aristocrata). Aristo + crata.
- Aristocracia: o governo é exercido por um grupo pequeno de pessoas, na maioria das vezes nobres. - Democracia: é a forma de governo mais comum na atualidade. O povo elege seus representantes, por meio do voto.