Quando as artérias do pulmão ficam muito estreitas, o transporte de sangue fica prejudicado, levando, assim, ao aumento da pressão arterial. Além disso, quando os vasos sanguíneos estão muito estreitos, o coração precisa trabalhar mais para forçar a passagem do sangue, o que acaba sobrecarregando-o.
As artérias pulmonares transportam o sangue venoso (com gás carbônico) do coração para os pulmões e a aorta envia o sangue arterial, rico em gás oxigênio, do coração para os tecidos do corpo humano.
As artérias são constituídas por paredes espessas formadas por três camadas. A mais interna é formada por células epiteliais; a mais externa, por tecido conjuntivo, fibras colágenas e elásticas; a intermediária, por fibras elásticas e tecido muscular liso.
Tem mais depois da publicidade ;) Os vasos sanguíneos são constituídos pelas túnicas íntima, média e adventícia. As túnicas nada mais são do que camadas em que há associação de diferentes tecidos. A seguir, veja algumas das principais características de cada uma das túnicas que formam os vasos sanguíneos.
Diferentemente das artérias, as veias possuem menos tecido muscular em sua composição e se localizam mais proximamente da pele. Elas são compostas por tecido endotelial revestido por musculatura lisa com uma camada externa de tecido conjuntivo chamado de tunica adventitia.
As veias superficiais possuem o mesmo tipo de válvulas que as veias profundas, mas não estão rodeadas de músculos. Assim, o sangue nas veias superficiais não é empurrado para o coração pela ação da pressão dos músculos e flui mais lentamente do que o sangue nas veias profundas.
As veias apresentam uma parede formada por três camadas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. Essa parede é menos desenvolvida que a parede arterial, apresentando cerca de 1/3 da espessura da parede de uma artéria.
As veias, artérias e capilares são vasos sanguíneos do sistema circulatório humano. Apesar de estarem estritamente ligadas ao sangue, os três tipos de vasos são distintos e possuem funções diferentes, sendo parte de uma rede complexa para o pleno funcionamento do corpo.
Resposta: O coração e os vasos sanguíneos constituem o sistema cardiovascular (circulatório). O sangue que circula nesse sistema distribui oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo e remove produtos residuais dos tecidos.
Coração. O coração é um órgão do sistema cardiovascular que se localiza na caixa torácica, entre os pulmões. Possui a função de bombear o sangue através dos vasos sanguíneos para todo o corpo.
Resposta: Explicação: A função primordial do coração é bombear sangue para todo o corpo. Para isso, ele funciona como uma bomba dupla, o seu lado esquerdo bombeia sangue oxigenado (arterial) para diversas partes do corpo.
O sistema circulatório é responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excretas metabólicos e celulares, entrega ...
O sistema circulatório(sistema cardiovascular), é responsável por levar o sangue a todo o corpo e permite as trocas gasosas que ocorrem no processo de respiração pulmonar e, também auxilia na proteção do corpo por meio do sistema imunológico, evitando a entrada de coisas indesejáveis no organismo.