RESUMO: Distúrbios Osteomioarticulares Relacionados ao Trabalho (DORT), também conhecidos como afecções músculo–esqueléticas, decor- rentes de ações repetitivas, constituem o principal grupo de agravos à saúde, entre as doenças ocupacionais do mundo moderno, que frequentemente con- duzem ao absenteísmo e invalidez ...
Assistência fisiátrica no tratamento de patologia neurológica com sequelas clinicas que necessitem realização de treino de atividade de vida diária.
É a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.
Os profissionais de Fisioterapia podem atuar em hospitais, ambulatórios, clínicas médicas, centros de treinamentos, SPAs, academias de ginástica, centros de estética, asilos, casas de repouso, empresas e também podem direcionar sua carreira a pesquisas na área.
O que NÃO se pode fazer como fisioterapeuta:
Como se tornar um fisioterapeuta A profissão é regulamentada pela Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969. Para atuar como fisioterapeuta, é necessário cursar Fisioterapia em uma instituição de ensino autorizada pelo MEC e estar registrado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) de seu estado.
5 anos
18 anos
Considere, no entanto que o vestibular para algumas carreiras é muito disputado (como para Medicina e outros cursos como Fisioterapia, Psicologia, dependendo da universidade) o que requer que você reforce seus estudos nos conteúdos da matemática exigidos no processo seleletivo.
Grade Curricular do Curso de FISIOTERAPIA
A Fisioterapia tem como objeto de estudo os movimentos humanos. A graduação em Fisioterapia dura em média de 4 anos e a formação é baseada em Ciências Biológicas e da Saúde. O curso possui disciplinas como: Anatomia, Fisiologia, Patologia, Biologia, Neurologia e Ortopedia, entre outras.
A Fisioterapia estuda distúrbios relacionados aos movimentos do corpo humano, como lesões, problemas causados por má-formação, vícios de postura, acidentes e doenças que possam comprometer nossa capacidade física. O profissional dessa área trabalha tanto na prevenção quanto na recuperação de lesões.
A graduação em Fisioterapia é oferecida na habilitação de bacharelado e tem duração média de 5 anos. A estrutura curricular do curso apresenta disciplinas generalistas nas áreas de Anatomia, Biologia, Saúde Pública e Fisiologia.
Algumas dicas para recém formados em Fisioterapia
Se o foco do profissional, no entanto, é adentrar em uma área que vem ganhando cada vez mais adeptos e abrindo espaço para a atuação do fisioterapeuta, a dica é se especializar em Fisioterapia Desportiva, especialidade com mais evidência atualmente.
Fisioterapia: 4 áreas que estão em alta no mercado
Média salarial do fisioterapeuta Fisioterapeuta: R$ 2.