Os fatores aos quais Mendel se referiu são os genes, e o par de fatores corresponde ao par de alelos de um gene localizado em cromossomos homólogos. (Fuvest-SP) Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela.
A hereditariedade é a passagem do material genético dos pais para a prole, que no caso são os filhos. Essa passagem de DNA contém informações para a " construção " do novo ser vivo. Essa transmissão de caractéristicas pelo DNA constitui a hereditariedade! Espero ter ajudado.
A evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma preexistente.
Um cromossomo pode ser demarcado ao longo de seu comprimento em milhares de regiões chamadas de genes. A função dos cromossomos é controlar as funções das células. Além disso, eles carregam as informações genéticas de um indivíduo, através dos genes.
→ Quantos cromossomos existem em cada célula? O número de cromossomos varia de espécie para espécie. Nos seres humanos, existem 46 cromossomos nas células somáticas (todas as células do corpo, exceto as células reprodutivas). Nas células reprodutivas, há apenas 23 cromossomos, metade do número da espécie.
Em vários dicionários (o "Michaelis", o de Caldas Aulete e o "Aurélio", em edições anteriores à última), só se dá "cromossomo". O "Novo Aurélio Século XXI" e o "Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa", da Academia Brasileira de Letras, registram as duas formas ("cromossomo" e "cromossoma").
Cromossomos são estruturas dentro das células que contêm os genes de uma pessoa. Os genes estão dentro dos cromossomos, os quais se encontram no núcleo da célula. Um cromossomo tem de centenas a milhares de genes. Cada célula humana normal contém 23 pares de cromossomos, totalizando 46 cromossomos.
Os cromossomos são corpúsculos compactos que carregam a informação genética. Cada cromossomo é constituído por uma longa e linear molécula de DNA associada a proteínas. Os cromossomos (do grego, chroma, cor, e soma, corpo) são corpúsculos compactos que carregam a informação genética.
O tamanho médio de um gene humano é de 27 mil nucleotídeos Principalmente, por causa dos íntrons, sequências que intercalam dentro de um gene e não estão presentes no RNA codificador da proteína (mRNA), mas são importantes para formação desse RNA.
Como macromoléculas da natureza química os ácidos nucleicos são formados por um grupamento de fosfórico, glicídios, nucleotídeos e bases nitrogenadas. Os ácidos nucleicos fazem parte do material genético e possuem uma grande quantidade de massa molecular.