Um exemplo são as festas populares em que determinadas funções passam de pai para filho ou de mãe para filha. Já a cultura erudita trata-se de uma manifestação cultural ou artística que foi gerada após estudos prévios e que somente indivíduos especializados podem exercê-la.
A cultura erudita é uma forma de produção artística feita das elites dominantes para as elites dominantes. Note-se que elite dominante aqui se refere à questão financeira e intelectual. ... No entanto, essa visão pode causar o preconceito cultural e reduzir o valor estético da cultura popular.
A cultura de massa é produto direto originado da Indústria Cultural. Ele abrange todo e qualquer tipo de expressão cultural produzido com o intuito de atingir grande parcela da população. Esse modo de atingir e estender ideias/conceitos de um produto denota o único objetivo: gerar comércio.
A Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado pela Indústria Cultural. Tem o intuito de atingir a massa social, considerando “massa” em seu sentido de coesão e opacidade. Portanto, cultura de massas é o meio e o fim pelo qual se submetem as mais variadas expressões culturais a um ideal comum e homogêneo.
Resposta. O termo surgiu no século XIX, referindo-se originalmente à educação e cultura das classes mais baixas. a cultura de massa surgiu no contexto das transformações da sociedade capitalista do final do século XlX.
Verificado por especialistas. Na realidade a cultura de massa não destina-se a nenhum grupo em específico, tendo em vista que ela é transmitida de maneira generalizada e industrializada. As imagens que tornaram-se ícones eram as de consumo de massa e diversões: produtos enlatados e estrelas de cinema.
-- A relação entre cultura de massa, indústria cultural e os meios de comunicação de massa estão justamente nessa questão "massa", se referindo a uma grande população, ou simplesmente, o povo. ... Os meios de comunicação irão difundir ideias de como seria o "ideal", como você deve se vestir, se portar, o que comer.
Sim, é possível falar sobre a Cultura de Massa. Em termos simples, a Cultura de Massa é compreendida como aquela que é divulgada pelo meios de comunicação em massa, mas que nem sempre é benéfica para a sociedade.
A indústria cultural, pode ser entendida como um veículo de informação que utiliza todos os meios de comunicação para dialogar com as massas. ... Assim, a cultura de massa é aquela massificada, sendo o próprio entretenimento direcionado a maior parcela da população.
a cultura é transmitida pela herança social : o indivíduo aprende a cultura no grupo social e não por herança genética.
A cultura erudita está muitas vezes ligada a museus e obras de arte, óperas e espetáculos de teatro com preços elevados. Existem projetos que levam esse tipo de cultura até as massas, colocando a preços baixos, ou de forma gratuita, concertos de música clássica e projetos culturais.
A cultura erudita é o conhecimento específico de áreas do conhecimento, não estando disponível para todo o conjunto social. Já a cultura de massa é aquela disseminada por um certo ponto de partida, podendo ser acessada por qualquer pertencente do grupo social.
A cultura erudita se refere à cultura clássica, e, na maioria das vezes é associada à cultura elitizada. Vemos que a cultura de massa é aquela considerada, por uma maioria, sem valor cultural real, geralmente diretamente associada a indústria cultural.