Na maioria das ciências, isto consiste em juntar evidências observáveis (fatos, provas, pistas, etc), empíricas (isto é, a partir de experiências ou observações) e mensuráveis (que se pode medir) e as analisar com o uso da lógica.
O que ensinar em Ciências
O Ensino de Ciências consiste em uma disciplina escolar, cuja área é de grande relevância para o aprimoramento dos conhecimentos e articulação com as vivências e experiências envolvendo o meio ambiente, o desenvolvimento humano, transformações tecnológicas entre outras temáticas.
7 Dicas para dar aulas melhores
Filmes e documentários são sempre boas opções para diversificar aulas. Muitos alunos conseguem associar melhor o conteúdo quando eles visualizam um exemplo concreto, que muitas vezes pode ser abordado em algum filme ou documentário. Além de ser uma opção de aula diferente e menos cansativa [3].
Ensinar Biologia exige que professor e aluno lidem com uma série de termos complexos, de difícil compreensão. Contextualizar os conteúdos com os conhecimentos prévios dos alunos é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.
A Biologia é uma profissão voltada para o estudo das diferentes formas de vida, sua origem, evolução, estrutura e funcionamento, das relações entre os seres vivos, organismos e o meio ambiente. Saiba mais sobre o curso de Biologia, as principais faculdades e o mercado de trabalho para biólogos!
A biologia no ensino médio aborda exatamente isso, envolver o aluno no conhecimento dos seres vivos como os animais, vegetais e dentre outros. Além de obter o conhecimento sobre os aspectos dos seres vivos, essa disciplina também permite que a pessoa entenda a forma de funcionamento do nosso ecossistema.
Composição química da célula. Citologia - Componentes celulares e suas funções. Manipulação genética Teorias Evolutivas - Avanços biotecnológicos e científicos. - Histologia - Anatomia, Morfologia e Fisiologia dos diferentes tecidos.
Após quase 40 anos, as disciplinas de filosofia e sociologia foram novamente incorporadas ao currículo do ensino médio, em junho de 2008, com a entrada em vigor da Lei nº 11.
A sociologia trata-se de uma ciência que estuda a condução e a forma de convívio entre distintos grupos, assim como as inferências dessas relações. Tem como principal objetivo a compreensão e o estudo da sociedade, com cerne na educação como uma importante ferramenta de relacionamento entre os indivíduos.
O objetivo da educação na escola pública é atingir a qualidade social para todos e cada um dos seus alunos; garantir de forma sistemática a apropriação do conhecimento acumulado pela humanidade; desenvolver as diversas habilidades; contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito histórico; para ter visão de mundo ...
O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam apresentar propostas de intervenção social que resultem em melhorias na sociedade.
No Brasil, a sociologia da educação se desenvolveu a partir de um movimento conhecido como Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, de 1932, nascido após um pedido do então presidente Getúlio Vargas para que a Associação Brasileira de Educação (ABE) redigisse um documento que servisse de base para a educação tupiniquim.
Para Durkheim o objetivo da sociologia é estudar o indivíduo e sua relação com o meio. Para ser mais exato, para ele, a sociedade parte do coletivo, ou seja, o indivíduo só atua como tal pois faz parte de um espaço maior, sendo esse a sociedade.
Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.
Para o sociólogo alemão Max Weber a ação social só existe quando os indivíduos estabelecem relações comunicativas com outros da sociedade, ou seja, ela ocorre através das relações sociais. Os estudos de Weber tentaram compreender o conceito de ação social e suas implicações na sociedade.