Tratamento para espinhas e cravos
Algumas boas opções são os retinóides, que desobstruem os poros, aceleram a renovação celular e reduzem a oleosidade, o ácido salicílico, que combate a inflamação e o próprio peróxido de benzoíla, que tem ação secativa para combater a bactéria P. Acnes.”
DESCRIÇÃO: acne (ou espinhas) é a doença mais comum da pele, afeta a maioria das pessoas em algum momento da vida, mais frequentemente na adolescência. É mais comum na face, costas e peito. Os sintomas de acne melhoram gradualmente à medida que as pessoas envelhecem e tendem a desaparecer a partir dos 20 anos.
Para agir em alguns micróbios responsáveis por espinhas inflamadas, os médicos indicam peróxido de benzoíla. Em casos mais graves, receitam antibióticos orais, como doxiciclina. Para formas de acne muito agressivas e resistentes, eles recomendam que seja feito um tratamento com isotretinoína (Accutane).
Por que adolescentes apresentam acne? Durante a adolescência ocorrem alteraçoes hormonais da puberdade. Alguns desses hormônios aumentam a produçao do sebo (gordura) no nível das unidades pilossebáceas, fenômeno que contribui para a formaçao de um rolhao local, o qual desencadeia o processo inflamatório da acne.
A rotina de cuidados na adolescência: passo a passo
Essa obstrução faz com que o sebo fique acumulado e se formem os chamados cravos. Quando bactérias se desenvolvem no interior do folículo, levando à inflamação e acúmulo de pus, observamos o surgimento das espinhas. Não pare agora...
10 alimentos que dão mais energia e disposição ao corpo