Esse acompanhamento engloba a avaliação do estado nutricional, bem como intervenções dietéticas efetivas pautadas na elaboração de planos alimentares e orientações nutricionais específicas para cada condição clínica.
No final da primeira consulta, depois de ter feito a anamnese completa, exame físico, avaliação antropométrica e, se possível, ter feito o plano alimentar junto com o cliente, é o momento de você explicar que a primeira consulta é o primeiro passo de um tratamento de X consultas.
O nutricionista precisa saber o que aconteceu e o que mudou para saber o caminho a seguir. Por exemplo, se durante um mês você conseguiu consumir mais frutas, legumes e verduras, conte a sua nutricionista! Se tomou mais ou menos água ou se foi comer aquela pizza no final de semana, a nutricionista precisa saber.
Na consulta, o nutricionista realiza uma entrevista (anamnese) para obter dados sobre a doença atual e outras informações específicas para a construção do plano alimentar. Constam das perguntas, à história de algumas doenças (obesidade, anorexia, bulimia, dislipidemias, pressão alta, etc.)
Todo produto e medicamento fitoterápico pode ser prescrito por nutricionista especialista na área? Não. O nutricionista especialista em fitoterapia pode prescrever somente medicamentos e produtos fitoterápicos que: • Estejam devidamente registrados ou notificados pela ANVISA.
A solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico é regulamentada e atribuída como competência do Nutricionista, pela Lei Federal nº....O formulário deve constar os seguintes itens:
O paciente deve se dirigir a um laboratório ou clínica qualificada para que um especialista puncione com uma agulha uma veia periférica. O volume de sangue coletado deve ser o necessário para a realização dos exames pedidos. Caso apenas o hemograma tenha sido solicitado, 1 mL de sangue é suficiente.
É possível realizar exame de sangue sem o pedido médico? Sim, em caso de atendimento particular. Para que isso ocorra o cliente deve apresentar no ato do seu atendimento um documento válido com foto e preencher um formulário próprio para este fim, exigido pelo Laboratório Bioanálise.
Para a coleta é preciso:
Preparação do Paciente: Nesse exame o paciente irá coletar 3 amostras de fezes. Deve-se coletar uma amostra por dia, não havendo necessidade de serem coletadas em dias consecutivos. Coletar fezes no frasco fornecido pelo laboratório.
Por ser um exame relativamente rápido, o exame parasitológico de fezes é o mais utilizado para o diagnóstico de infestação por helmintos (vermes) e protozoários nas fezes. A não observação de organismos não significa ausência de parasitismo, mas tão somente que não foram encontrados organismos naquele material.