Direito Constitucional é o ramo do direito que se dedica à análise e interpretação das normas constitucionais, consideradas Leis Supremas de um Estado soberano e compreendidas como o ápice da pirâmide normativa de uma ordem jurídica e tem como função regulamentar o poder estatal, delimitando-o e garantindo os direitos ...
Uma constituição é o conjunto de normas jurídicas que ocupa o topo da hierarquia do direito de um Estado, e que pode ou não ser codificado como um documento escrito. Tipicamente, a constituição enumera e limita os poderes e funções do Estado, e, assim, formam, ou seja, constituem, a entidade que é esse Estado.
O ordenamento constitucional é supremo no ordenamento jurídico brasileiro. ... A importância do direito constitucional está na efetivação das normas constitucionais. É através do direito constitucional que a Constituição Federal coloca as suas normas em efeito na sociedade e na organização do Estado.
Constitucionalismo é o movimento que tem por escopo, através de textos constitucionais, organizar a comunidade nas esferas políticas e sociais, ao mesmo passo que procura limitar e regular o Poder. É juízo de valor e, por tanto, uma teoria normativa da política.
O pensamento pós-moderno trouxe para o Direito uma nova maneira de pensar acerca das questões da justiça. ... O pensamento pós- modernista pôde colocar as questões relativas à justiça de maneira mais realista, livre de ideais transcendentais do que seria uma sociedade justa.
É também ele que numera os "depois" em que temos estado mergulhados nos últimos 35 anos: o pós-modernismo, o pós-feminismo, o pós-colonialismo, o pós-político... "Com todos os 'pós', acabamos com a sensação de estar em eterna nostalgia do passado, o que redunda numa preguiça de pensar.
Estabelecer ou apresentar o contexto de. 3. Interpretar ou analisar tendo em conta o contexto em que está inserido.