A posição uterina mais comum é a "anteversão", em que o útero está de facto inclinado para a frente na horizontal quando uma mulher está de pé. ... Por exemplo, o útero pode estar mais inclinado para a frente do que o habitual (anteflexão), vertical numa posição média (retroversão), ou inclinado para trás (retroflexão).
A síndrome da pelve cruzada pode se manifestar de duas formas diferentes: com a rotação do quadril para a frente, que é chamada de anteversão, e com a rotação do quadril para trás, a retroversão. Cada um desses desequilíbrios ocorre por causas ligeiramente distintas.
O exame do quadril e da pelve devem ser realizado em conjunto com o exame da coluna lombar e dos membros inferiores. Realiza-se a inspeção, a observação da marcha, a palpação, a mobilização articular e a aplicação dos testes especiais.
Assim, as posições do osso ilíaco condicionarão a posição do osso sacro. Ainda na região da pelve, podemos avaliar se o indivíduo apresenta antepulsão (tronco à frente do fio de prumo ou do eixo da gravidade) ou retropulsão (tronco posterior ao fio de prumo ou do eixo da gravidade).
A anteroversão pélvica (ou tilt pélvico) é uma condição clínica que faz parecer que o bumbum é empinado – mas alto lá, pessoal – esse problema representa um sério risco para a lombar.