Alef: Significa "o primeiro", ou também "touro". Alef (Aleph) é o nome da primeira letra do alfabeto hebraico ou também chamado de letra dos abjads semitas, como, o fenício ʾālep, o hebraico ʾālef א, o aramaico ʾālap, entre outros.
Álefe
O alfabeto hebraico, também conhecido como Alef-Beit, é o utilizado para escrever o hebraico, que é uma língua semítica pertencente à família das línguas afro-asiáticas, mais falada em Israel. ... O alfabeto hebraico é composto de 22 letras.
Valor numérico das letras
O primeiro alfabeto conhecido é o fenício, que deu origem a quase todos os outros. Nascimento: Entre os séculos XIII e XI a.C. ... O alfabeto hebraico, como o fenício do qual é derivado, é consonantal. É ao pronunciar a palavra escrita que o falante inclui as vogais, pelo contexto.
O antepassado comum do hebraico e do fenício é chamado cananeu, e foi o primeiro a usar um alfabeto semítico distinto do egípcio. Um dos documentos cananeus antigos é a famosa Pedra Moabita; a inscrição de Siloam, encontrada próximo de Jerusalém, é um exemplo antigo do hebraico.
Alfabetos - Hebreus. Os antigos Hebreus utilizavam um alfabeto muito próximo do fenício arcaico, como o prova uma inscrição datada do séc. X a.c.. Desde que a língua e a escrita aramaica se estenderam ao Império Persa, os Hebreus adoptaram-nas.
O nome hebraico Yeshua (ישוע/ יֵשׁוּעַ) é uma forma abreviada de Yehoshua (יְהוֹשֻׁעַ) (Josué) e é o nome de Jesus em hebraico: Yeshua Hamashiach (יֵשׁוּעַ הַמָּשִׁיחַ) transliterado em grego fica: Ἰησοῦς Χριστός, ["Iesus Khristos"].
Jesus: significa “Javé é salvação” ou “Jeová é salvação”. É uma versão do grego “Iesous”, que é uma adaptação do hebraico “Yeshu'a”.
Ao ter sido batizado no rio Jordão e reconhecido como o mensageiro de Javé que viera libertar o povo judeu da opressão romana (Yehoshua significa «Javé salva»), Jesus recebeu o epíteto de Mashiach («Messias»), que em hebraico quer dizer «ungido».
Javé e Jeová são nomes dados para Deus na bíblia sagrada, de acordo com a tradução derivada do hebraico. Atualmente, Javé é adotado por algumas religiões como "nome de Deus", principalmente pelos católicos.