A puberdade é uma fase da vida do menino em que ocorrem várias mudanças no corpo, como crescimento de pelos na região íntima, início na produção de esperma, mudança na voz e aparecimento de barba, devido a alterações hormonais, como aumento da produção de testosterona.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
Caso os pais estejam tendo muita dificuldade para lidar com as mudanças da puberdade, é aconselhado procurar ajuda de um psicólogo que possa ajudar a tranquilizar os pais e a acalmar os receios do filho.
No entanto, o cérebro muda mais ainda, e, com ele, muda o jeito de pensar, sentir e agir daqueles que, até então, eram crianças bastante dependentes dos pais. Diferente do que se pode imaginar, o cérebro não nasce pronto; transforma-se ao longo dos anos. As conexões cerebrais vão se formando a depender do quanto são estimuladas, e o amadurecimento total dessa complexa rede de neurônios só ocorre por volta dos 24 anos. Por isso, é esperado que os adolescentes desenvolvam novas habilidades ao mesmo tempo em que são imaturos para tantas outras.
Já são capazes, por exemplo, de pensar de forma abstrata, dedutiva e hipotética e de se colocar no lugar do outro, percebendo que diferentes pessoas podem ter pontos de vista distintos diante de uma mesma situação. Essa maior capacidade intelectual contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e desperta a curiosidade por novos temas; mas, também, induz ao gosto pela discussão, manifestado por atitudes contestatórias e reivindicatórias que, muitas vezes, fazem dos adolescentes, “aborrecentes” na opinião dos mais velhos.
Após o início da produção de esperma, que acontece devido ao aumento do hormônio testosterona, característico da puberdade masculina, acontece a primeira ejaculação, por volta dos 14 a 15 anos.
A primeira ejaculação pode acontecer durante o sono, sendo conhecida por polução noturna, e acontece de forma involuntária. Saiba o que é a polução noturna e porque acontece.
Além disso, a exposição frequente às substâncias químicas presentes em esmaltes e perfumes, por exemplo, também podem favorecer a puberdade, isso porque alguns de seus constituintes podem desregular o sistema endócrino e, consequentemente, a produção hormonal, resultando na puberdade. Veja mais informações sobre a puberdade precoce.
Daí, surge a importância de pertencer a algum grupo, ou “tribo”. Os adolescentes dependem da identificação com os pares para se distanciarem dos próprios pais e, aos poucos, adquirirem autonomia. Transferem para essa relação parte da dependência afetiva que tinham com a família, sentindo-se melhor compreendidos e amparados pelos amigos, com quem compartilham interesses, estilos e práticas sociais, além de estarem enfrentando as mesmas dificuldades e inseguranças.
Durante a puberdade, o desenvolvimento sexual ocorre em uma sequência definida. Entretanto, quando as mudanças começam e com que rapidez ocorrem varia de pessoa para pessoa. Para as meninas, a puberdade começa entre oito anos e meio e 10 anos de idade e dura cerca de quatro anos. O gráfico mostra uma sequência típica e uma escala normal do desenvolvimento para os marcos do desenvolvimento sexual.
A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano que, segundo a OMS, tem início aos 11 anos, mas término muitas vezes incerto. Pode ser entendida como um constructo histórico e social; mas a famosa puberdade, caracterizada pelas transformações biológicas que levam à capacidade reprodutiva, certamente desempenha papel importante nesse processo. O corpo muda, e ninguém deixa de notar.
Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC): Tabelas de crescimento dos CDC para crianças e adolescentes a partir dos dois anos de idade nos EUA
Além das mudanças físicas, que são evidentes nesse período, a pessoa pode ter grandes variações de humor devido ao aumento da produção de hormônios, a testosterona, no caso dos meninos, e o estrogênio no caso das meninas.
Além de instáveis, os adolescentes são fortemente reconhecidos pela necessidade de construção de sua identidade. Vive-se grande confusão de papéis até que seja possível assumir uma postura verdadeiramente adulta, caracterizada por autonomia e senso de responsabilidade por si mesmo e pelos outros. Para tal, é necessário superar processos de luto em relação ao corpo infantil, à identidade de criança e aos pais da infância. As transformações corporais ocorrem rapidamente e fora de controle, exigindo que o jovem se adapte a um novo esquema corporal e, assim, possa tolerar o despertar da sexualidade. Simultaneamente, vivenciam sentimentos ambíguos em relação aos pais, ora mantendo alguma dependência e submissão, ora cobrando permissividade e fazendo críticas excessivas a eles. A fim de se desprender das figuras parentais, costumam se opor as crenças e valores da família e procurar outras fontes de identificação, como amigos, professores e pessoas famosas.
A maturação sexual ou puberdade começa em várias idades dependendo de fatores genéticos e ambientais. A maturidade sexual começa mais cedo hoje do que um século atrás, provavelmente devido a melhorias da nutrição, da saúde geral e das condições de vida. A média de idade na qual as meninas começam a menstruar, por exemplo, diminuiu cerca de três anos nos últimos 100 anos. Contudo, sempre que a maturação sexual começa, ela normalmente acontece seguindo a mesma ordem.
As mudanças causadas pela puberdade podem causar ansiedade, medo e estresse no menino e, por isso, é importante explicar para a criança as mudanças que podem acontecer, referindo que é uma fase completamente normal do crescimento.
Consulte as tabelas de crescimento dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para obter as tabelas de peso e altura para crianças a partir dos dois anos de idade.
O aumento do tamanho do pênis é outra mudança característica da puberdade masculina, sendo que, normalmente, o pênis cresce primeiro em tamanho e depois em espessura, podendo ficar mais espesso com o decorrer da puberdade.