Toxicocinética, Toxicodinâmica e Medidas de Atendimento ao Paciente Intoxicado. A fase da toxicocinética é caracterizada como sendo a ação que o organismo realiza sobre a substância toxicante. Atua em 04 níveis distintos e consecutivos: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.
A toxicocinética de fato engloba os estudos da 3. absorção, distribuição, metabolização ou biotransformação e excreção dos elementos tóxicos.
-Efeito aditivo (efeito final igual à soma dos efeitos de cada um dos agentes envolvidos); -Efeito sinérgico (efeito maior que a soma dos efeitos de cada agente em separado); -Potencialização (o efeito de um agente é aumentado quando em combinação com outro agente);
Especialidades toxicológicas
A toxicologia compreende diversas áreas, incluindo química, biologia, farmacologia, medicina. O seu objetivo principal é evitar que efeitos nocivos das sustâncias que utilizamos possam afetar a nossa saúde ou o nosso ecossistema.
A toxicologia abrange uma vasta área do conhecimento, onde atuam profissionais de diversas formações: química toxicológica, toxicologia farmacológica, clínica, forense, ocupacional, veterinária, ambiental (ecotoxicologia), aplicada a alimentos, genética, analítica, experimental e outras áreas.
A Toxicologia Ocupacional é muito importante para manter a saúde e segurança no trabalho. Afinal, o seu principal objetivo é prevenir que trabalhadores expostos a agentes químicos e tóxicos sofram alterações no organismo.
A toxicologia forense é uma área multidisciplinar e tem por objetivo principal, apoiar a investigação criminal, para levar à descoberta da verdade sobre muitos casos de cunho legal.
O amplo campo da medicina legal e perícias médicas
A toxicologia é uma ciência multidisciplinar que tem como objeto de estudo as alterações das funções fisiológicas, isto é, os efeitos nocivos causados por substâncias químicas sobre organismos vivos.
A toxicologia clínica realiza o atendimento do paciente, desempenhando a prevenção ou diagnóstico de intoxicações, sendo o profissional de extrema importância na identificação dos agentes tóxicos, utilizando para isso análises clínicas, laboratoriais e toxicológicas, e para a aplicação de uma medida terapêutica ...
A Toxicologia Ocupacional é eminentemente preventiva, sendo-lhe fundamental a correta avaliação do risco a que o trabalhador está exposto. A Toxicologia estuda os efeitos danosos de substâncias químicas nos organismos vivos com vistas à prevenção e, em caso de falha, ao tratamento dos afetados.
A toxicologia é dividida em áreas de atuação, incluindo, ambiental, ocupacional, clínica, alimentos, forense e social. O termo Toxicologia Social é designado para a área que estuda os efeitos nocivos decorrentes do uso não médico de drogas ou fármacos, com prejuízos ao próprio usuário e à sociedade.
INFORMAÇÃO: A Toxicologia é a ciência que estuda os efeitos advindos das substâncias químicas sobre os organismos de seres vivos e agrupa especialidades farmacêuticas como análises toxicológicas; toxicogenética; toxicologia ambiental; toxicologia analítica; toxicologia clínica; toxicologia de emergência; toxicologia de ...
A farmácia hospitalar é uma unidade clínico-assistencial, técnico e administrativo, onde se processam atividades relacionadas à Assistência Farmacêutica, à produção, ao armazenamento, ao controle, à dispensação, à distribuição de medicamentos e correlatos às unidades hospitalares; bem como à orientação de pacientes ...
Toxicologia Clínica é o estudo dos efeitos tóxicos ou adversos de agentes, tais como drogas e produtos químicos no corpo. A maioria destes agentes é geralmente dada a indivíduos de forma a aliviar sintomas ou no tratamento e prevenção de doenças.
A Toxicologia Alimentar estuda a toxicidade de substâncias veiculadas pelos alimentos, determinando a presença, concentração e a origem do químico no alimento, fatores que influenciam o seu aparecimento e reversibilidade, bem como os efeitos nocivos na saúde do consumidor.
Nas intoxicações agudas decorrentes do contato/exposição a apenas um produto, os sinais e sintomas clínico-laboratoriais são bem conhecidos, o diagnóstico é claro e o tratamento definido. Em relação às intoxicações crônicas, o mesmo não pode ser dito.
adjetivo Capaz de prejudicar; que ocasiona danos: o açúcar é nocivo a saúde. Que pode ser perigoso; danoso: remédio nocivo para crianças. [Popular] Que pode matar ou causar mortes; fatal, tóxico: veneno nocivo.
Nocivo é a exposição que causa danos leves ou reparáveis, enquanto o tóxico tem efeitos colaterais graves e até fatais. Um produto tóxico ou veneno significa qualquer substância que produz efeitos nocivos quando entra no corpo. ... Tóxico é a substância que em pequenas quantidades pode causar danos graves ao organismo.
Os animais nocivos: São aqueles que prejudicam os seres humanos pela propagação de doenças, causando ferimentos, destruindo plantações e propriedades, ou causando efeitos desagradáveis, como por exemplo: alguns tipos de mosquitos, a mosca, o carrapato, a pulga, a barata e o piolho.
O contrário de nocivo é: Contrário de prejudicial: 1. bom, benéfico, benigno, profícuo, inócuo, inofensivo, saudável, são, salutar, sadio, salubre, salutífero, benfazejo, benévolo, favorável, vantajoso, proveitoso, conveniente, inocente.
38 antônimos de começar para 3 sentidos da palavra. O contrário de começar é: 1. concluir, encerrar, findar, acabar, terminar, finalizar, fechar, coroar, ultimar, rematar, complementar, consumar, completar, arrematar, cessar, aprontar, destruir, eliminar, desfechar, cerrar, perfazer.
O contrário de inocente é: Contrário de insuspeito: 1. culpado, criminoso, réu, acusado, responsável, causador, motivador, transgressor, delinquente, culposo.
adj. 1. Diz-se do que não faz mal, não é nocivo; inofensivo ou que não provoca danos.
adjetivo Muito famoso; repleto de fama; célebre, famoso. [Pejorativo] Cuja fama é ruim; conhecido por ter péssima reputação. Etimologia (origem da palavra famigerada). Feminino de famigerado, do latim famigeratus.a.um.
Significado de Arrenegar verbo transitivo Detestar, aborrecer. Blasfemar, amaldiçoar; abjurar: arrenego o (ou do) vício.