A semiótica é o estudo da construção de significado, o estudo do processo de signo (semiose) e do significado de comunicação. ... Em geral, as teorias semióticas levam como objeto de estudo os signos ou sistemas de signos: a comunicação da informação nos organismos vivos é coberta pela Biossemiótica.
Análise linguística/semiótica (alfabetização) Essa prática articula-se com as demais e indica explicitamente a sistematização da alfabetização, com a proposta de reflexões sobre o sistema de escrita alfabética e o funcionamento da língua e de outras linguagens.
Os recursos linguísticos são formas para expressar experiências comuns, conferindo originalidade, emotividade ou teor poético ao discurso. As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva. ... Esse recurso, na linguagem poética, é perfeitamente possível.
Os recursos linguísticos existentes podem ser agrupados em 3 grupos principais: elementos coesivos, elementos enfáticos e elementos retóricos.
Os elementos de coesão são aqueles os que ligam as frases ou palavras dentro de um texto. ... É o uso correto desses conectivos que dará ao texto a consistência necessária para a compreensão, isto é, para que o texto comunique alguma coisa. Dentre esses elementos, citemos os pronomes relativos e as conjunções.