EQST

O Que A Taxonomia De Bloom?

O que é a taxonomia de Bloom?

A taxonomia dos objetivos educacionais, também popularizada como taxonomia de Bloom, é uma estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais. ... Por isso a classificação de Bloom é denominada hierarquia: cada nível é mais complexo e mais específico que o anterior.

Como utilizar a taxonomia de Bloom?

Como aplicar a Taxonomia de Bloom na prática? O plano de aula e as atividades a serem propostas aos alunos precisam contemplar os domínios cognitivo, afetivo e psicomotor, e seus objetivos específicos devem estar de acordo com os níveis hierárquicos.

Para que serve a taxonomia dos objetivos de aprendizagem como ela pode auxiliar no planejamento?

Essa taxonomia classifica e ordena o aprendizado das pessoas, levando a uma melhor ação de planejamento dos profissionais docentes. Neste sentido, é uma ferramenta fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, razão pela qual a maioria dos docentes a utilizam para estabelecer metas e objetivos de aprendizagem.

Que que significa cognitivo?

Cognição é uma palavra associada ao processo de aprendizado e elaboração do conhecimento. É a partir do processo cognitivo que o ser humano consegue desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais, isto é, linguagem, pensamento, memória, raciocínio, capacidade de compreensão, percepção etc.

Como detectar problemas cognitivos?

Os problemas cognitivos incluem dificuldades em muitas áreas:

  1. Dificuldade de concentração ou atenção.
  2. Perda de memória ou dificuldade para lembrar-se das coisas.
  3. Problemas com a compreensão ou entendimento.
  4. Dificuldades com o julgamento e raciocínio.
  5. Habilidades prejudicadas.
  6. Problemas na execução de várias tarefas.

O que é prejuízo cognitivo?

Também conhecido por declínio cognitivo leve ou transtorno cognitivo leve, esse tipo de déficit de memória deve ser entendido como uma perda discreta de memória, não demencial, cuja causa vai desde estresse ou noites mal dormidas até fases iniciais de processos da doença de Alzheimer.

O que é déficit cognitivo em idosos?

Atualmente, o termo “Comprometimento Cognitivo Leve” (CCL, do inglês Mild Cognitive Impairment) tem sido o mais usado na literatura para definir o estado de transição entre o envelhecimento normal e o envelhecimento patológico, atualmente denominado na medicina como fase pré-demência.

Como tratar déficit cognitivo?

A elaboração do Tratamento para Déficit Cognitivo é feito por uma equipe qualificada e especializada na área, que realiza os testes neuropsicológicos com os métodos mais modernos e os equipamentos clínicos de ponta. O objetivo é fazer um escaneamento do cérebro e identificar as partes com lesões.

O que afeta o desenvolvimento cognitivo?

O desenvolvimento cognitivo depende do envolvimento de várias outras funções e a boa desenvoltura de outras funções que o alicerçam como a linguagem, a coordenação motora e suporte afetivo-emocional. Viver em um ambiente saudável tanto do ponto de vista biológico quanto afetivo é muito importante.

Qual a importância de se rastrear déficit cognitivo em idosos?

sugerem que o déficit cognitivo precede a demência entre idosos. Bickel e Cooper6 relataram que identificar o comprometimento cognitivo leve, no rastreamento, pode ser útil na avaliação do risco para demência dois a três anos antes de a condição se tornar clinicamente aparente.

O que é um transtorno cognitivo leve?

Conceito: O termo Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) é usado para descrever uma condição síndrômica de transição entre cognição normal e demência. É uma fase sintomática, porém pré-demencial de várias condições neurológicas, como a doença de Alzheimer (DA).

São características da avaliação geriátrica ampla?

Os principais aspectos avaliados são estado funcional, nutricional, mobilidade, condições sensoriais, cognição e humor, suporte social e ambiente.