Os rios de destaque são o rio Uruguai e o rio Quaraí, que é a fronteira natural entre Rio Grande do Sul e Uruguai. Já a região hidrográfica do Paraná abrange quase todo o estado do Paraná e uma pequena porção de Santa Catarina.
Esquematicamente temos na Região Sul as seguintes formações vegetais:
Vegetação da Região Sul Nessa região, destacam-se dois tipos de vegetação: as matas de araucária (predominantes nos planaltos) e os famosos campos (encontrados tanto nos planaltos quanto na Campanha Gaúcha).
Verificado por especialistas. Exemplos de capitais não banhadas pelo Oceano Atlântico na região centro oeste, temos Goiânia, capital do estado de Goiás. Na região Norte temos Manaus, capital do Amazonas, Palmas em Tocantins, além de Boa Vista, capital de Roraima e Porto Velho capital de Rondônia.
A Região Centro-Oeste do Brasil possui uma área de 1.km² e que corresponde a 18,86 % do território nacional. Apesar de ser a segunda maior região do país em extensão territorial, é a segunda menos populosa. Entre as cinco regiões é a única não banhada pelo mar.
Dos 26 estados brasileiros, nove não têm acesso ao mar, além do Distrito Federal. A maioria dos 17 estados costeiros têm suas capitais próximas do litoral, com exceção de Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Curitiba (Paraná), São Paulo (São Paulo), Teresina (Piauí), Belém (Pará) e Macapá (Amapá).