EQST

O Que A Propriedade Resolvel?

O que é a propriedade resolúvel?

A propriedade resolúvel se dá quando o título aquisitivo (do bem móvel ou imóvel) está subordinado a uma condição resolutiva ou advento do termo. A propriedade deixa de ser plena, passando a ser limitada. A hipótese encontra-se descrita no art.

O que é propriedade fiduciaria Direito Civil?

Considera-se fiduciária a propriedade resolúvel de coisa móvel infungível que o devedor, com escopo de garantia, transfere ao credor.

São exemplos de propriedade resolúvel com causa superveniente?

Um ilustrativo exemplo de propriedade resolúvel com causa superveniente é a revogação da doação. O efeito jurídico para esta hipótese é ex nunc, pois não poderá afetar os direitos constituídos durante a sua vigência, em fiel proteção ao terceiro de boa-fé.

O que ocorre quando não há o implemento da condição ou termo?

A condição suspensiva impossibilita a produção dos efeitos até que o evento futuro e incerto seja realizado, logo, não haverá aquisição do direito antes do implemento da condição. Por exemplo: Dar-te-ei um carro se passares na faculdade.

O que é condição ou termo?

Condiçao é o acontecimento futuro e incerto que subordina a eficácia jurídica de determinado negócio. ... Termo é o acontecimento futuro e certo que subordina o início ou término da eficácia jurídica de determinado ato negocial.

Quando resolutiva a condição ilícita é considerada não escrita?

A condição resolutiva impossível reputa-se não escrita. A letra do Código Civil em vigor leva à nulidade do negócio jurídico que contiver previsão de condições ilícitas, sejam resolutivas ou suspensivas.

Tem-se por inexistentes as condições impossíveis quando resolutivas?

Art. 124 . Têm-se por inexistentes as condições impossíveis, quando resolutivas, e as de não fazer coisa impossível.

O que é uma condição suspensiva?

As condições podem ser suspensivas ou devolutivas. A condição suspensiva é aquela que subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto, ou seja, o negócio jurídico somente produzirá efeitos se ocorrer o evento estipulado pelas partes.

O que é uma condição resolutiva?

Como mencionado, a condição resolutiva é aquela que encerra os efeitos de um negócio, extinguindo-o, e os direitos que a ela se opõem, liberando as partes de continuarem prestando, uma à outra, as obrigações pactuadas no negócio (conforme art.

O que é condição suspensiva e resolutiva no direito civil?

Fala-se, ainda, em condição suspensiva e resolutiva. A primeira gera expectativa de direito, pois, suspende tanto a aquisição como o exercício do direito. A segunda põe fim aos efeitos do negócio jurídico. TERMO: evento futuro e CERTO que condiciona o início dos efeitos do negócio jurídico.

E caso de condição ilícita?

O Código Civil considera ilícitas as seguintes condições (art. 122 - CC), tornando-as inválidas e anulando também o negócio jurídico a que são subordinadas (art. ... Condições perplexas - são as que privam de todo efeito o negócio jurídico. Neste caso, há uma impossibilidade lógica.

O que é cláusula condicional?

A que subordina efeito de ato jurídico à evento futuro e incerto.

O que é compra e venda condicional?

A compra e venda condicional, neste artigo, é aquele negócio jurídico imobiliário cujos efeitos estão subordinados a uma condição, tal seja, a um evento futuro e incerto (art. 121 do Código Civil), que pode ser tanto uma condição suspensiva como uma condição resolutiva.

O que é escritura com cláusula resolutiva?

A cláusula resolutiva encontra-se presente nos artigos 474 e seguintes do Código Civil. Resumidamente, pode ser entendida como uma condição, que quando estabelecida nos negócios jurídicos, possibilita que esse negócio seja desfeito, caso o preço não seja integralmente satisfeito.

O que quer dizer cláusula resolutiva?

A cláusula resolutiva expressa é aquela livremente convencionada em um contrato e que dispõe que haverá a resolução da avença em caso de descumprimento (inadimplemento) por parte de uma das partes, em alguns casos inclusive são elencadas no próprio negócio as possíveis causas (atos que importem em inadimplemento) que ...

Como funciona a cláusula resolutiva?

A cláusula resolutiva encontra-se presente nos artigos 474 e seguintes do Código Civil. Resumidamente, pode ser entendida como uma condição, que quando estabelecida nos negócios jurídicos, possibilita que esse negócio seja desfeito, caso o preço não seja integralmente satisfeito.

O que é uma cláusula resolutiva expressa?

AÇÃO RESCISÃO CONTRATO. MORA VENDEDOR. CLÁUSULA RESOLUTIVA TÁCITA. ... I - A cláusula resolutiva tácita, cuja hipótese de incidência é o inadimplemento, é pressuposto nos contratos sinalagmáticos e depende de interpelação judicial, na forma do artigo 474, do Código Civil.

Como se opera a cláusula resolutiva tácita?

A cláusula resolutiva expressa opera de pleno direito; a tácita depende de interpelação judicial. Art. 475. A parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resolução do contrato, se não preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenização por perdas e danos.

Qual a característica é o efeito da sentença que trata da cláusula resolutiva expressa e da tácita?

474 do CC/2002, a cláusula resolutiva expressa opera de pleno direito; a tácita depende de interpelação judicial. ... Sendo a cláusula tácita, a sentença tem efeito desconstitutivo, dependendo de interpelação judicial, ou seja, a cláusula só produz efeitos após a interpelação.

É válida a cláusula de resolução contratual em decorrência da quebra?

Como se sabe, a cláusula resolutiva expressa opera de pleno direito, nos termos do artigo 474 do CC. ... "Se as partes pactuaram cláusula de rescisão por falência, esta é válida e eficaz, não podendo os órgãos da falência desrespeitá-la.

O que é operar de pleno direito?

Significa que a matéria de fato e de direito, já foram discutidas. ... DE maneira que, a expressão de pleno direito, significa que todas as possibilidaes, todos os direitos oriundos daquele processo, foram debatidos, bem como encerrados.

O que é alienação fiduciária de bem imóvel?

A alienação fiduciária é uma forma de garantia de pagamento de uma dívida. Por ela, o devedor transfere a propriedade de certo bem (aliena) ao credor. No prazo para pagamento, o bem é juridicamente pertencente ao credor. Paga a dívida, o bem volta a ser exclusivamente do ex-devedor.