Nas escalas relativas o que muda é o centro tonal e isso faz toda a diferença. A escala relativa menor inicia-se no sexto grau da escala maior (lembrando que a escala maior mantém sempre a relação tom, tom, semitom, tom,tom,tom, semitom). Então se estamos na escala de dó maior teremos C, D, E, F, G, A e B.
As escalas relativas são as escalas onde o modo (maior ou menor) é diferente, porém, as notas são as mesmas. No básico e como regra, a escala relativa menor de uma escala maior é a escala menor do sexto grau dessa tonalidade. ... Ou seja, podemos usar as duas escalas – maior e menor relativa – numa música.
Em música, a tonalidade relativa menor de uma particular tonalidade maior (ou o relativo maior de uma tonalidade menor) é a tonalidade que tem a mesma armadura de clave, mas uma tónica diferente, como oposta menor ou maior, respectivamente.
Pense em alguma escala maior, por exemplo, a escala de Dó maior. A escala relativa menor de Dó será a escala de Lá menor. Como regra, a escala relativa menor de uma escala maior é a escala menor do sexto grau dessa tonalidade.
Sua armadura contém, pois, dois sustenidos. Sua tonalidade relativa é si menor e sua tonalidade homônima é ré menor....
E no exemplo das escalas aqui, quando usamos a escala maior a terça que usaremos será maior. Já se usarmos uma escala menor, então a terça será menor. Resumindo, se a terça de um acorde é menor, então ele automaticamente será um acorde menor. E se uma terça é maior, então o acorde será maior.
Fá sustenido maior (abreviatura no sistema europeu Fá♯ M e no sistema americano F♯) é a tonalidade que consiste na escala maior de fá sustenido e contém as notas fá sustenido, sol sustenido, lá sustenido, si, dó sustenido, ré sustenido, mi sustenido e fá sustenido. A sua armadura contém seis sustenidos.
Dó maior (abreviatura no sistema europeu Dó M e no sistema americano ou sistema de Cifras) C é a tonalidade que consiste na escala maior de dó, e contém as notas dó, ré, mi, fá, sol, lá, si e dó. A sua armadura não contém acidentes (nem sustenidos nem bemóis).
Resposta. “escala maior”. Poderíamos utilizar essa mesma sequência (escala maior) começando de uma nota que não fosse dó, por exemplo, sol. A escala então seria sol, lá, si, dó, ré, mi, fá#, sol…
As notas mais agudas normalmente usadas situam-se na escala 7 ou 8 e suas frequências não ultrapassam os 5 000 Hz. ... O som pode ser grave, médio e agudo.
Ela é determinada pela freqüência das vibrações, ou seja, se o som tiver poucas vibrações, teremos um som grave, se o som tiver muitas vibrações, teremos um som agudo.
Relaxe o rosto para evitar lesões e alcançar notas mais altas.
Exercícios para alcançar notas agudas
Em cada oitava a nota mais grave (baixa) é o DO e a mais aguda (alta) é o SI, porém, as notas se repetem de oitama-a-oitava acima ou abaixo até chegar ao DO da 9ª oitava (mais agudo) ou ao La da 1ª oitava (mais grave), Pelo que eu percecí você está se referindo a voz.
Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).