“A estimulação cognitiva atua diretamente nos mecanismos ligados à plasticidade cerebral (processo adaptativo do cérebro). Nas sessões, utilizamos exercícios e atividades terapêuticas que buscam preservar ou melhorar o desempenho de domínios como: memória, atenção, raciocínio, funções executivas, entre outros”.
Em outras palavras, o desenvolvimento cognitivo é o processo do surgimento da capacidade de pensar e compreender. ... Uma grande parte desse estudo tem partido da visão de mundo na qual criança possui. Jean Piaget foi notável nesta área, através de sua epistemologia.
1 Relativo a intelecto; mental. 2 Próprio de pessoas intelectuais. 3 Dedicado a atividades que exigem grande desempenho da inteligência.
Na deficiência intelectual a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive. Ou seja, existe um comprometimento cognitivo, que acontece antes dos 18 anos, e que prejudica suas habilidades adaptativas.
Então o que é mais importante, ser inteligente intelectualmente ou emocionalmente? A resposta é simples: ambas inteligências são importantes, e possuímos, em maior e menor grau, as duas. A Inteligência Intelectual e a Emocional são distintas, mas não se contrapõem, elas se complementam.
A saúde intelectual é o meio termo entre seu conhecimento específico e outros conhecimentos que não fazem parte do seu trabalho. Como por exemplo um médico que se interessa por marcenaria, uma cabelereira que se interessa por gastronomia, e nessas curiosidades, acabam por desenvolver ainda mais seus conhecimentos.
Resposta: Podemos compreender que saúde intelectual está a tratar do indivíduo como um todo, pois ela aborda toda a questão física e mental do mesmo, sendo assim, uma saúde que é dada por diversos fatores que não esteja estável.
O objetivo principal da saúde ocupacional é realizar a prevenção de doenças, acidentes e outros problemas que possam ter origem no ambiente de trabalho. Após compreender do que se trata essa área, conheça as atribuições e os cuidados no desenvolvimento dela dentro das empresas.
"A Saúde Ocupacional tem como finalidade incentivar e manter o mais elevado nível de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores em todas as profissões; prevenir todo o prejuízo causado à saúde destes pelas condições de seu trabalho; protegê-los em seu serviço contra os riscos resultantes da presença de agentes ...
A saúde ocupacional tem como objetivo cuidar exclusivamente dos hábitos que influenciam diretamente o trabalhador. Uma das suas principais funções é a de trabalhar para prevenir doenças de trabalho, e problemas de saúde que podem ser causados por causa do trabalho em qualquer setor.
Doenças ocupacionais são as que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido.
Além de exames admissionais, demissionais e periódicos, os profissionais de saúde ocupacional no Brasil atuam no diagnóstico e tratamento de doenças que tenham origem no trabalho prestado pelos pacientes, identificando também possíveis causas e agravantes.
Ações de saúde ocupacional
A normatização da Saúde Ocupacional no Brasil surgiu na década de 70, quando fábricas e demais locais de trabalho foram obrigadas a terem equipes multidisciplinares para avaliação dos riscos laborais.
Os problemas mais frequentes apresentados pelos profissionais que lidam com a saúde ocupacional são: Fraturas; Ferimentos contusos (cortes);