Juntas de Dilatação ou Estrutural São espaços previstos no projeto estrutural, com a finalidade de garantir a segurança da obra frente às cargas mecânicas. Estas juntas atravessam todo o piso e têm sua largura especificada no projeto estrutural.
A junta falsa é muito usada entre os azulejistas para colocar em uma unica peça de rodapé dois pedaços pequenos.
Vedação é o processo usado para impedir a passagem, de maneira estática ou dinâmica, de líquidos, gases e sólidos particulados (pó) de um meio para outro.
Definição: Gaxetas são elementos de vedação utilizados em diversos equipamentos que permitem o controle do vazamento de fluidos durante o seu transporte ou de determinada operação.
A função da gaxeta é vedar automaticamente com sua própria pressão exercida contra a parede do cilindro da haste do embolo; ela apresenta excelente desempenho e desgaste mínimo, pelo fato da pressão sobres os lábios ser proporcional à pressão do fluido.
Uma gaxeta é utilizada comumente na vedação entre duas peças, e também pode ser denominada de vedação automática, pois é capaz de vedar através da sua própria pressão, contra às peças.
Pra ter ideia dessa diferença, a relação de vazamento de uma gaxeta, comparada a um selo mecânico é de 800:1. Ou seja, uma gaxeta exige oitocentas vezes mais reposição de fluídos que um selo mecânico. O atrito entre as superfícies também é responsável pelo consumo de energia do equipamento.
O retentor possui algumas funções que são de grande importância, para o bom funcionamento do sistema, e dentre estas funções podemos identificar a principal que seria a atividade de reter óleos, graxas e outros tipos de fluídos, que devem ser contidos de forma específica no interior de uma determinada máquina.
Se a pressão na caixa de selagem é superior a pressão atmosférica e o liquido bombeado for limpo, um vazamento de 40-60 gotas por minuto geralmente é suficiente para lubrificar e refrigerar as gaxetas e o liquido de selagem de fonte externa não é necessário.
Encontre o diâmetro interno do Anel Oring através da medição da distancia entre as arestas interiores mais distantes ou multiplique a espessura do anel por dois. Em seguida, subtraia este número a partir do diâmetro externo. O resultado será o diâmetro interno do anel de vedação.
Selo mecânico nada mais é que um dispositivo mecânico de forma cilíndrica, que envolve, em sua composição, alta tecnologia e alta performance, eliminando e prevenindo vazamentos de fluídos, gases ou líquidos sob pressão na caixa de selagem ou câmera do selo, de bombas centrífugas, hidráulicas e reatores, onde o eixo ...
Como especificar um selo mecânico?
Alguns dados são essenciais para a identificação de um selo mecânico: diâmetro do eixo, modelo do selo e materiais dos componentes. Além dessas informações, principalmente quando os materiais dos componentes são desconhecidos, pode ser preciso saber qual o fluido bombeado, a temperatura e a pressão de trabalho.
Importante: O Selo mecânico deve estar imerso no produto, nunca trabalhar a seco. Para facilitar a montagem, umedecer com água, álcool ou graxa de silicone em todas as superfícies por onde deslizarão os Anéis "O" (anéis O ring). A montagem deve ocorrer em ambiente limpo, observando-se o máximo cuidado.
Tipos de selos mecânicos para cada setor comercial
01- Fechar o registro da saída do tanque para bomba antes de remover as mangueiras. 02- Retirar as mangueiras de entrada e saída da bomba. 03- Abrir caixa de alimentação do motor. 05- Soltar os 4 parafusos que fixam o motor a base da máquina.
Selo Mecânico é um dispositivo mecânico de forma cilíndrica, de alta tecnologia e alta performance, que elimina e previne vazamentos de fluídos, líquidos ou gases sob pressão na caixa de selagem ou câmara do selo, de bombas centrífugas, bombas hidraúlicas e reatores, onde o eixo rotativo atravessa seu corpo.
Os selos mecânicos são utilizados com vantagens em relação às gaxetas, pois não permitem vazamentos e podem trabalhar sob grandes velocidades e em temperaturas e pressões elevadas, sem apresentarem desgastes consideráveis. Eles permitem a vedação de produtos tóxicos e inflamáveis.
O selo do motor é uma peça desenvolvida para tapar aberturas superficiais circulares nos motores que são decorrentes do método de fabricação usado pela montadora para desenvolver motores automotivos.