O acordo é a melhor forma de resolver os problemas trazidos! Por isso, a Lei dos Juizados Especiais lhe dá muita atenção. Mas, se não for feito acordo na audiência de conciliação, poderá ser marcada uma audiência de instrução e julgamento ou o juiz poderá julgar antecipadamente a lide.
Na audiência de conciliação o Juiz pode fazer perguntas às partes, mas com o objetivo de entender melhor a situação, até mesmo para tentar sugerir alguma reflexão sobre possível acordo. ... Já na audiência de instrução, há um momento específico para se fazer perguntas.
Nesta audiência, é recomendável que haja o acompanhamento por um advogado, mas, na prática, as audiências não raras vezes acontecem apenas entre as partes, na presença do conciliador. Caso a outra parte esteja com advogado, você não só pode como deve requerer a presença de um defensor público no ato.
Audiência de Conciliação, ou mediação, é uma audiência que pode ser solicitada no início de qualquer processo da área cível para que conflitos sejam resolvidos, sem que haja necessidade de dar continuidade ao processo.
Deve também indicar o nome, sobrenome e endereço (residência ou local de trabalho) da parte que deve pagar a pensão. O juiz designará profissional para acompanhá-lo. Ao buscar auxílio profissional, o (a) advogado (a)/defensor (a) cuidará do caso, solicitando documentação semelhante à acima indicada.
Audiência de conciliação na vara de família: SEJA OTIMISTA É de bom tom trocar cartões com o advogado da parte adversa e deixar claro que há interesse na resolução do conflito, portanto, não desanime. Vale dizer que os acordos extrajudiciais muitas vezes começam a ser construídos após esse primeiro contato.