A Sociologia é a ciência que estuda a sociedade e os fenômenos que nela ocorrem sejam eles culturais, econômicos, religiosos. A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.
A Sociologia Aplicada formula explicações sobre processos sociais que exigem tratamento peculiar e combinação entre indução e prática.
As teorias sociológicas devem ser tratadas da forma mais imparcial possível, ao invés de apresentar apenas autores com ideias de esquerda, devem-se apresentar ideias de todos os autores, ou dos mais relevantes de cada vertente social e econômica.
A sociologia utiliza-se de vários métodos: pesquisas quantitativas, qualitativas, observações in campo e etc. Marx, por exemplo, analisou historicamente as relações sociais, dando ênfase aos processos econômicos.
Resposta. Resposta: Precisa respeitar e aplicar um reconhecimento objetivo, um método científico, trazendo-a para perto, dentro do possível, das outras ciências exatas. Este método pode evitar a todo custo preconceitos e julgamentos subjetivos.
De acordo com o Durkheim (1991), o objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais. Os fatos sociais representam a exterioridade de um pensamento. Como exemplo, podemos citar a questão da religião (fato social coletivo).