Exemplo claro está em Filipenses 4: 12-13, onde declara: “Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade (12).
Por exemplo: O resiliente seria aquele que, mesmo quando perde o emprego, morre o amigo, a esposa pede o divorcio, repete na escola, ainda assim, continua sua busca por soluções ou formas de adaptação às novas realidades. A palavra Resiliência vem do Latim: Resilire, que significa recusar, voltar atrás.
De acordo com Garcia existem três tipos de resiliência, a emocional, a acadêmica e a social.
A resiliência é uma característica fundamental para aqueles que buscam o autodesenvolvimento. ... A pessoa resiliente é aquela que é capaz de preservar sua essência, se adaptar e perseverar, mesmo perante as piores crises. Para ser assim, é preciso flexibilidade, autoconhecimento, inteligência emocional e muita confiança.
Veja quais são as 9 características das pessoas altamente resilientes:
Como se tornar uma pessoa mais resiliente
Resiliência é um conceito emprestado da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional.
Dicas para ter mais resiliência
Algumas dicas para desenvolver a resiliência são:
Estar resiliente é aprender a desenvolver a capacidade de ser flexível e coerente diante de situações de elevado estresse, é possuir um sentido apurado da realidade, é acreditar que de uma maneira ou de outra é possível ter o controle sobre a situação e sobre os eventos da vida.
Pessoas resilientes aceitam essa realidade e evitam gastar energia naquilo que sabem que não podem controlar. Não se trata de acomodação, mas de inteligência emocional para saber direcionar os esforços.
Na ciência do desenvolvimento humano, a resiliência tem um significado amplo e diversificado, o que inclui a recuperação do indivíduo após experiências traumáticas, a superação de desvantagens para alcançar o sucesso, e a resistência a situações estressoras para cumprir tarefas cotidianas.
A resiliência é uma competência essencial para qualquer ser humano. Ter a capacidade de lidar e de transpor adversidades é fundamental para o sucesso profissional e pessoal. Pessoas resilientes conseguem ver situações por outra ótica, enxergando o lado bom de momentos ruins, aprendendo com isto e seguindo em frente.
A resiliência é a capacidade do indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, entre outros.
O desenvolvimento da atitude de resiliência vai permitir-nos ultrapassar positivamente obstáculos e percecionar as dificuldades como possíveis de superar. ... Use a resiliência para tornar positivo o desfecho das grandes mudanças que surgem inesperadamente na sua vida.
Nos dias de hoje, ser uma pessoa resiliente é muito importante, afinal, a vida sempre tem seus altos e baixos, aqueles que conseguem lidar com isso positivamente saem na frente nos negócios e são mais felizes também, pois não se deixam abalar pelos problemas.
Considerada a principal competência do início do século 21, a resiliência profissional refere-se à capacidade de suportar situações adversas no ambiente de trabalho e ainda assim manter a dedicação na busca por resultados.
O desenvolvimento da resiliência é essencial para a permanência do profissional em qualquer ambiente de trabalho, principalmente em cargos de liderança onde há mais pressão, maior será a exigência de tomada de decisão, dinamismo, produtividade e cumprimento de metas.
São Paulo - Quando os problemas no trabalho são muito difíceis de superar, causando transtornos emocionais e até físicos, é sinal de que está faltando resiliência na vida profissional. Em alguns casos, a dificuldade de lidar com adversidades pode provocar sintomas de ansiedade, depressão e até mesmo problemas físicos.
Isso ocorre porque nesse tipo de situação as pessoas tendem a agir de duas maneiras: com raiva e agressividade, impulsivamente ou com tristeza e passividade, desanimada para reagir adequadamente. ... São esses dois tipos de comportamento que impedem a pessoa de ter um olhar resiliente diante da situação.
Saber rapidamente reconhecer o que você está sentindo e ser capaz de controlar tais emoções é necessário. ... Lidar com inteligência emocional neste exemplo se trata de absorver os feedbacks, tentar argumentar da forma que for possível e, após a reunião, refletir sobre tudo o que aconteceu.