O Pacto de Varsóvia, ao contrário, orientava-se pela tradição do comunismo soviético. É correto dizer que o Pacto de Varsóvia, encabeçado por Moscou: ... d) durou até 1991, quando houve a dissolução da União Soviética. e) durou até 1973, quando ocorreu a Crise do Petróleo.
Resposta. Boa noite! Sim, o Pacto de Varsóvia foi desativado quando a União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) sofreu seu processo de desintegração entre os anos de 1989 e 1991, ou seja, durou até 1991, quando houve a dissolução da União Soviética.
Como se percebe, a principal preocupação do Pacto de Varsóvia foi de organizar militarmente os países do Bloco Leste Europeu, com o intuito de intimidar os membros da OTAN e evitar uma guerra catastrófica entre membros das duas alianças.
A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte é uma aliança militar que foi criada em abril de 1949, formada pelas grandes potências ocidentais e capitalistas. O principal objetivo da OTAN era barrar o avanço do bloco socialista no continente europeu, dando apoio militar para as nações que fazem parte do tratado.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan (que, em inglês, é NATO: North Atlantic Treaty Organization), é uma instituição militar criada durante o contexto inicial da Guerra Fria e que, basicamente, representava um tratado de defesa mútua entre os seus países-membros.
Resumo. Logo no início da Guerra Fria, a aliança ocidental, liderada pelos Estados Unidos, fundou, em abril de 1949, por meio do Tratado de Washington, a Organização do Tratado de Atlântico Norte – Otan -, aliança militar de assistência mútua contra uma possível tendência expansionista da União Soviética – URSS.
O Pacto de Varsóvia foi um acordo militar firmado em 14 de maio de 1955, estabelecendo uma aliança entre os países socialistas do leste europeu (Hungria, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Bulgária, Tchecoslováquia e Polônia) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
A corrida espacial teve suas origens na corrida armamentista que ocorreu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando tanto a União Soviética quanto os Estados Unidos capturaram a tecnologia e especialistas de foguetes avançados alemães.
A corrida espacial foi uma disputa ocorrida na segunda metade do século XX entre a União soviética (URSS) e os Estados Unidos pela supremacia na exploração e tecnologia espacial. Estes dois países pretendiam mostrar um para o outro que eram mais poderosos, a ponto de conquistar a lua ou até mais.
A Corrida Armamentista começou com o objetivo de ambos países (EUA e URSS) se protegerem um do outro, porém eles nunca se atacavam diretamente por ambos terem potentes armas nucleares. Já a Corrida Espacial foi a sequência de eventos ligados à tecnologia espacial, exemplo a chegada do homem à lua.
A corrida espacial, iniciada em 1957, foi uma competição tecnológica, travada entre a União Soviética e os Estados Unidos pela conquista da órbita terrestre. O objetivo era desenvolver tecnologia que permitisse a construção da primeira aeronave espacial tripulada em órbita e a chegada à Lua.