Possui o segundo melhor índice IDH-M de Mato Grosso e é apontada frequentemente como uma das cidades com menos de 100 mil habitantes mais desenvolvidas do Brasil. Isso explica, portanto, a excelente infraestrutura do local e os excelentes indicadores de qualidade de vida e bem-estar.
Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande e Sinop são as quatro cidades mato-grossenses grandes entre as melhores para se viver no Centro-Oeste, segundo o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, da Fundação Getúlio Vargas (FG).
Sorriso é a cidade agrícola mais rica do Brasil, segundo dados da Pesquisa Municipal Agrícola (PAM) 2019, realizada pelo Instituto Brasilerio de Geografia e Estatística (IBGE).
de Cuiabá
Municípios
Seis dos 141 municípios mato-grossenses estão entre os 50 maiores PIB per capita (Produto Interno Bruto por habitante) do país. São eles: Campos de Júlio, Santa Rita do Trivelato, Nova Ubiratã, Sapezal, Alto Taquari e Diamantino.
Guarantã
Dos 141 municípios, continuam livres da Covid somente Araguainha, Planalto da Serra, Tesouro e Torixoréo. As cidades são pequenas e juntas tem uma população de cerca de 11 mil habitantes.
O maior município do estado é Corumbá, que cobre uma área de 65165.
Distância à capital do Estado : 388 km. Microrregião III - Ariquemes: Monte Negro, Alto Paraíso, Ariquemes, Cacaulândia, Machadinho D' Oeste, Rio Crespo e Vale do Anari. Limites: ao Norte, Ariquemes; ao Sul, Governador Jorge Teixeira; a Leste, Cacaulândia; a Oeste, Buritis e Campo Novo de Rondônia.
Esta lista de municípios de Rondônia por população está baseada na estimativa de 2020 do IBGE. A Rondônia é uma das 27 unidades federativas do Brasil e é dividida em 52 municípios.
O aumento populacional do Estado deve-se, principalmente, ao fluxo migratório com destino à Rondônia. O primeiro grande movimento migratório ocorreu por volta de 1877, com os nordestinos, em virtude da grande seca. Nos anos seguintes, a busca por oportunidades de trabalho atraíram muitas pessoas para a região.
39 anos
Neste domingo (24), quando a instalação do município faz 106 anos, Porto Velho praticamente reverte sua antiga condição de dependente de outras grandes cidades do norte e do centro-oeste brasileiro.
105 anos
24 de janeiro de 1915