Coloque o chá no borrifador (100 ml) e adicione 10 gotas de óleo essencial de alecrim e aplique no cabelo, após a lavagem normal. Caso não tenha um borrifador, pode derramar sobre os fios, como uma espécie de segunda lavagem. Não precisa enxaguar. Faça uma massagem e repita a aplicação 3 vezes na semana.
Pendure os raminhos de alecrim fresco para secar por dez dias. Amarre galhos do mesmo tamanho juntos e pendure-os para secar em um local escuro, seco e bem ventilado. Depois de dez dias, quando estiverem totalmente secos, retire as folhas dos galhos e guarde-as.
Seque-o com papel toalha ou use um secador de saladas para retirar toda a água. Retire todas as folhas murchas ou galhos. Espalhe o alecrim em uma assadeira. Coloque-o cortado em raminhos de 0,5 cm numa assadeira forrada com papel manteiga.
Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.
Como Desidratar ou Secar o Alecrim Colocar sobre papel toalha ou guardanapo limpo, deixando secar ao ar, mas sem que o sol incida sobre o material. Vamos, então, cortar os ramos mais uma vez, em pequenas porções de 15 cm, para facilitar o manuseio.
Já as outras ervas como salsinha, alecrim e cebolinha é melhor armazenar em sacos plásticos com uma folga para que as folhas não amassem, deixando longe da parede da geladeira para não queimar com o ar frio. Tanto no vidro como no plástico eles se mantém na sua aparência fresca por até 1 semana na geladeira.
Sugestão de consumo do coentro O coentro é uma ótima opção para usar no tempero de saladas, vinagrete, ensopados, feijão e leguminosas em geral. Ingrediente: folhas de coentro desidratadas. Após a abertura, mantenha a embalagem bem fechada. Armazene em local fresco e seco.
Método 1 de 3: Então escalde a salsinha em água fervente por uns 20 ou 30 segundos. Cubra uma forma rasa com papel opaco (papel de pão). Coloque as salsinhas escaldadas na sobre a forma já coberta, distribuindo-as de maneira uniforme. Leve ao forno.
Desidratar as folhas e estocar na cozinha é muito simples: basta colher alguns ramos e colocar à sombra sobre uma superfície limpa. Com o passar do tempo ele perde a água e muda a cor da folha para um verde menos intenso.
Modo de fazer: Lave bem as folhas escolhidas, seque e coloque-as dentro do recipiente. Cubra a folha com a soda cáustica. Deixe assim até que a parte verde da folha se vá e sobre somente as nervuras secas. Pode demorar cerca de um ou dois dias.
Forre uma superfície plana e lisa com folhas de jornal, papelão ou outro material absorvente. Espalhe bem as plantas sobre esta superfície, de maneira a garantir boa circulação de ar, especialmente entre as hastes, onde há maior acúmulo de umidade. Deixe secando e evite o excesso de manuseio.
4) Para secar bem a alface, deixe as folhas em um escorredor para que o excesso de água saia. Você também pode utilizar uma centrífuga de alimentos para isso. Depois, seque cada folha com papel-toalha ou com um pano de prato limpo, de preferência destinado apenas para esse fim.
Bata gentilmente no papel molhado com uma toalha.
Vegetais possuem minerais, vitaminas e fibras
A toalha de algodão umedecida é o melhor truque para conservar alface fresca e crocante, pois ela mantém a umidade ao mesmo tempo que permite a troca de ar dentro da geladeira.
quatro dias
Espalhe uma camada de filme plástico por cima da tigela para evitar que o ar entre e estrague as folhas. Se o recipiente tiver tampa, ponha-a por cima de tudo para proteger ainda mais o conteúdo. Leve a salada à geladeira para deixá-la fresca por até uma semana.
Seque muito bem as folhas antes de guardar Então, se você guardá-las bem sequinhas, permanecerão seguras e com aspecto de frescas por mais tempo. Use papel-toalha ou um pano de prato limpo e esterilizado pra isso. A centrífuga de saladas também é uma grande aliada.