Praticamente todos nós já experimentamos alguma insegurança em algum momento da nossa vida. Não é estranho sentir que não podemos alcançar um objetivo ou que não seremos bom o suficiente para alcançar nossas metas. No entanto, o segredo é aprender a superar estas inseguranças e encontrar as ferramentas necessárias para fortalecer nossa autoestima.
Muitas vezes, a dependência emocional resulta da insegurança, pois a pessoa dependente geralmente precisa da aprovação ou do afeto do outro para se sentir completa e segura no relacionamento.
Aceite seus medos e inseguranças. Uma vez que você compreende os seus sentimentos, é preciso aceitá-los como parte da sua vida. Aceitar suas inseguranças é a melhor maneira de superá-las, pois, assim, você pode começar a lidar com elas de forma mais controlada e eficaz.
O autoconhecimento é a compreensão e aceitação de si mesmo. É a chave para ser capaz de superar a insegurança no relacionamento. Ao trabalhar o seu autoconhecimento, você pode enfrentar seus medos e inseguranças. Isso não significa que você tenha que passar por todos os seus problemas sozinho. Por mais difícil que possa parecer, é importante aceitar a si mesmo e seus sentimentos, pois assim você poderá começar a lidar com eles.
A insegurança emocional na relação costuma atingir mais as mulheres do que em homens. Este fenómeno pode ser devido as fortes pressões sociais que a mulher recebe na nossa cultura e pela educação que recebemos. Não devemos nos sentir culpados das nossas inseguranças, o segredo é identificar a razão de base e trabalhar para construir uma relação saudável e livre de inseguranças.
Se por um acaso você sentir que não está dando conta de resolver as coisas sozinha, tudo bem. Nem todo mundo precisa dar conta de tudo o tempo todo. Pessoas normais também precisam de ajuda, principalmente com um sentimento tão forte quanto a insegurança.
Assine nossa newsletter e receba
nossas novidades
A hipnose clínica também é uma excelente ferramenta para fortalecer a mente contra futuros episódios de insegurança. Através de sugestões positivas, você pode aprender a ver os desafios de forma mais confiante e até mesmo começar a perceber sua insegurança como um sinal para ação e crescimento, e não como um motivo para medo e evasão.
Outra maneira de lidar com a insegurança no relacionamento é desenvolver a autoconfiança. A autoconfiança é importante para ajudar as pessoas a superarem medos e inseguranças. É importante que as pessoas saibam que são capazes de cuidar de si mesmas e que não precisam de outras pessoas para se sentirem seguras ou felizes. É importante trabalhar o autoconhecimento. É importante identificar quais são os seus medos e inseguranças e aprender a lidar com eles. É importante também evitar se comparar com os outros.
Evite colocar rótulos em si do tipo “Eu sou” e experimente reconhecer o seu modo de agir inseguro como algo momentâneo e que é passível de mudança.
Muitas vezes, a segurança e a confiança de uma pessoa está só na superfície. É comum que mesmo as pessoas que se sentem “a última coca-cola do deserto” ou “a última bolacha do pacote” carreguem uma enorme insegurança dentro de si e dentro dos seus relacionamentos.
O primeiro passo para começar a resolver seus problemas com a insegurança, é assumir que ela existe. Negar que você está insegura pode fazer com que você evite resolver o problema, e assim ele só aumenta.
Uma outra alternativa muito importante e que pode resolver vários outros problemas em sua relação: o diálogo. Uma boa conversa pode fazer milagres em uma relação, se aplicada da maneira correta e com a maturidade que a situação exige.
Para algumas pessoas, esse sentimento de insegurança pode ser passageiro e ligado a momentos específicos, como um desentendimento ou fase difícil. Para outras, a insegurança pode ser mais profunda, um resultado de experiências passadas ou problemas de autoestima, tornando-se uma presença constante e debilitante no relacionamento.
Por fim, se você começar a se comparar com os outros, você começará a questionar a qualidade do seu relacionamento. Esses sentimentos podem levar a uma série de problemas, desde problemas de comunicação até problemas mais profundos. Quando você se sente inseguro no relacionamento, é importante se perguntar: Como estou me comparando com os outros? Por que estou me sentindo inseguro?
É humano querer se comparar com os outros, mas isso pode ser uma grande fonte de insegurança em um relacionamento. A insegurança é um sentimento poderoso que pode ser alimentado pela comparação dos padrões de outras pessoas com os nossos próprios. Ao iniciar um relacionamento, é importante lembrar que cada relação é única e que comparações injustas são impraticáveis.
Por isso, é importante reconhecer e tratar a insegurança no relacionamento de maneira correta e oportuna. Deixar de lidar adequadamente com essa questão pode desencadear consequências ainda mais graves para a saúde mental e emocional de ambos os envolvidos.
Faça o exercício mental diário de sempre lembrar do que você tem ou do que sabe fazer de bom. Isso pode te ajudar muito na hora de manter sua autoestima lá em cima e garantir que a insegurança não te atinja. Pare na frente do espelho e sempre repita o quanto você é boa, bonita e importante.
Ele é uma ótima prática, pois facilita o acesso ao que chamo de ciclo de resgate, que ajuda a aproximar o casal, potencializa a vontade e a frequência das relações, desperta a sensação de poder, fazendo com que você esteja sempre satisfeita.
A insegurança no relacionamento pode estar relacionada a diversas causas. Para encontrar uma solução para esse problema é fundamental responder a pergunta: por que sinto insegurança no relacionamento? A autoestima baixa é uma das causas mais comuns, assim como a falta de segurança em nós mesmos, medo de perder a outra pessoa, sofrer uma infidelidade, ciúmes, ter sofrido alguma decepção amorosa no passado, padrões de comportamento aprendidos anteriormente, medo de abandono e solidão, idealizar a pessoa amada, estar com uma pessoa controladora que anula psicologicamente, dentre outras.
Para acabar com a insegurança no relacionamento e continuar compartilhando seu tempo com essa pessoa, é importante que você tome tempo para si mesmo e ponha em prática as dicas que lhe mostramos abaixo, pois essa falta de segurança pode ser evitada com um pouco de esforço:
A insegurança surge quando há um sentimento de inferioridade. Em relacionamentos conjugais, a insegurança vem acompanhada de ciúme, carência e pensamentos fantasiosos. O parceiro inseguro passa a idolatrar ou superestimar o cônjuge, sentindo-se indigno de ser amado ou desejado.
8 práticas para acabar com a insegurança
Como vencer o medo da rejeição e se relacionar positivamente
Dicas de como controlar os ciúmes
Trata-se de um transtorno de ansiedade bem específico, que se caracteriza pelo medo patológico de se apaixonar. A pessoa reage fugindo às situações em que isso pode ocorrer, chegando a se isolar e até a reagir agressivamente quando alguém tenta tirá-la dessa situação. É um temor injustificado, exacerbado e irracional.
Salmos 55:22 –“Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair”. ... 1 Pedro 5:7 –“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”.