Por exemplo, na multiplicação de um número por outro (vamos considerar dois números reais "a" e "b"), o produto deles será o resultado. Para fazer a prova real, devemos dividir o produto deles por um dos valores. O resultado, se o cálculo estiver correto, deve ser o outro número real.
É muito simples: para transformar qualquer número em porcentagem, basta que você multiplique o resultado por 100%. Isso é bastante comum não apenas em exercícios de porcentagem, mas também em questões envolvendo taxas de juros em Matemática Financeira. Pois bem, vamos multiplicar a fração por 100%.
A maneira clássica de calcular porcentagem é simplesmente dividindo o número por 100 e multiplicando o resultado pelo percentual desejado. Veja alguns exemplos: Exemplo 1: calculando 10% de 200. Dividimos 200 por 100, e obtemos 2.
Coloque o valor decimal no denominador da fração (número inferior) em que o numerador (número superior) é 1. Por exemplo, se seu valor decimal é 0,78, sua fração resultante será 1/0,78. Isso é conhecido como inverso.
Sempre que utilizarmos a regra de três no intuito de determinar porcentagens, devemos relacionar a parte do todo com o valor de 100%. Obs.: Nas situações envolvendo uma porcentagem, realizamos a multiplicação cruzada por ser uma grandeza diretamente proporcional. Portanto, 95% de R$ 105,00 é igual a R$ 99,75.
Regra de três simples
Veja na figura abaixo:
Encontrar a porcentagem de um total Esta é a fórmula na célula C2: =B2/A2. O resultado é exibido como 0,16 porque a célula C2 não está formatada como uma porcentagem. Para formatar 0,16 como uma porcentagem, (o que também removerá o zero) na guia Página Inicial, clique no botão Porcentagem.
Clique na célula de desconto (B10) e selecione na barra de ferramentas, no alto, à direita, o modo porcentagem. Faça o mesmo em acréscimo, clicando na célula B11 e selecionando porcentagem.