Autorresponsabilidade: o que é e como ter?
Para aceitar a culpa, você primeiro precisa reconhecer que errou. Reflita sobre suas palavras e atitudes para ter consciência de quais foram os deslizes cometidos. Tente criar uma perspectiva mais ampla do que aconteceu e ponderar sobre os motivos para ter agido dessa maneira.
Para assumir novas responsabilidades, é necessário abrir sua mente e desenvolver a capacidade de julgamento das situações. Isso pode ser feito ao se observar todos os lados de uma mesma situação e ter humildade de perguntar às outras pessoas sobre aquilo que ainda não se sabe.
A diferença entre a culpa e a responsabilidade é que a culpa paralisa enquanto a responsabilidade mobiliza. O culpado fica estagnado no erro, a remoê-lo, a martirizar-se, sem conseguir sair dali.
A responsabilidade nos traz a consciência de que é preciso assumir a culpa pelos nossos fracassos e não apontar o dedo para outras pessoas sempre que algo de errado acontece. ... A responsabilidade é que o não nos deixa manter a inércia, é algo que nos coloca em movimento, algo que nos faz pensar.
Uma pessoa responsável não é apenas aquela que assume os seus erros e que é fiel a seu trabalho, é aquela que se mostra fiel a algumas regras. ... em “atingir objetivos e traçar metas”, acabando por colocar em causa as suas relações, o seu respeito, a sua confiança e o interesse das outras pessoas.
O trabalhador comprometido é leal, conhece sua cultura organizacional e trabalha para o seu sucesso. É muito difícil haver um comprometimento de um trabalhador se não há motivação e, por isso, os líderes devem motivar os seus trabalhadores, de forma a criar o desejo de comprometimento nos seus colaboradores.
O grau de comprometimento está intrisicamente ligado à felicidade. Ser egosísta não é passar por cima dos outros. Ser egoísta é cuidar de si, se transformar num ser melhor para aí sim cuidar dos outros e ensiná-los a crescer em todos os níveis com muito comprometimento e maturidade emocional.
Entre eles é possível citar premiações pelas metas alcançadas, bonificações, um agradecimento por seu bom desempenho, que pode ser feito de forma pública ou individual, enfim, a melhor maneira quem vai definir é a empresa, ao lado de seu departamento de Recursos Humanos – RH.
O comprometimento afiliativo possibilita uma relação de entender os objetivos da profissão, sem necessariamente ter seus valores pessoais sobrepostos pelos dessa profissão. ... O indivíduo se sente parte do processo, mas preserva, pelo menos em parte, seus valores e sentimentos pessoais.