Os corantes podem ser caramelo, derivados da queima de açúcar; naturais, à base de plantas ou animais; e artificiais, "sintetizados por via petroquímica ou do alcatrão do carvão mineral", como descreveu Giannini.
A ANVISA chama de aditivos químicos qualquer substância que não tem valor nutritivo usada intencionalmente na indústria alimentícia. Os objetivos dos aditivos são modificar, preservar e intensificar as características físicas, sensoriais, químicas e biológicas dos alimentos.
O dióxido de titânio é um pigmento branco inorgânico, bastante usado em cosméticos, tintas e corantes de alimentos. Tem uso bastante comum também em bloqueadores solares, em virtude de sua propriedade física de barrar a radiação da luz solar.
O dióxido de titânio é usado nos cosméticos e nos produtos de cuidados da pele como um pigmento, espessante e aditivo protetor solar. Devido a seu alto índice de refração, o dióxido de titânio tem grandes capacidades de absorção de luz UV, dando-lhe habilidade superior de proteção da pele dos raios ultravioleta.
O titânio é um elemento químico de símbolo Ti, número atômico 22 (22 prótons e 22 elétrons) com massa atômica 47,90 u. Trata-se de um metal de transição leve, forte, cor branca metálica, lustroso e resistente à corrosão, sólido na temperatura ambiente.
Coloque uma pequena quantidade de creme de polimento de metal em um pano limpo. Esfregue o creme no objeto de titânio, verifique se ele passa por todos os cantos e cantos. Se você notar óleo ou sujeira vindo do objeto, certifique-se de não esfregá-lo novamente no titânio. Limpe com sabão neutro.
Como limpar um relógio de titânio
Este metal não oxida, não descasca, não escurece, permitindo o contato com a água salgada e maresia. Sua manutenção é simples, bastando lavar com sabão neutro e água (doce) e secar com uma flanela limpa e seca.