Ela aumenta significativamente o risco de infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e insuficiência cardíaca. Assim, a hipertensão arterial está relacionada às principais causas de mortalidade no Brasil, além de outros problemas graves como insuficiência renal e aneurisma.
Segundo a definição do Ministério da Saúde, a hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).
Não tratar essa doença diminui a expectativa de vida de 10 a 20 anos dependendo do grau de hipertensão arterial, por exemplo, um indivíduo de 35 anos que tenha a pressão arterial em 12 por 8 ele tem uma expectativa de vida de uns 40 anos, o indivíduo um mesmo indivíduo com 35 anos, que tem a 15 por 10, ele tem uma ...
Pressão alta: 5 dicas para aprender a conviver com esse problema
Frutas vermelhas Frutas como o morango, a amora, o mirtilo e a framboesa têm sua cor característica devido a um pigmento chamado antocianina. Essa substância tem função antioxidante e ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom, o que favorece a circulação e o controle da pressão arterial.
Para controlar a hipertensão, deve-se fazer uma alimentação rica em frutas, legumes e alimentos integrais, como sementes, arroz, pão, farinha e macarrão integrais, e grãos como aveia, grão-de-bico e feijão.