Resposta:são criados de acordo com o ritmo ou tipo de música,a cultura também pode influenciar na criação.
Resposta. A dança tem três movimentos são os: básicos, corporal, espaço e tempo!
O espaço na Dança. Acontece em qualquer dança: podemos trabalhar o espaço de forma concreta e específica, em diagonal por exemplo, ou utilizando o todo o espaço disponível.
1) Quando dançamos, estamos nos comunicando e interagindo socialmente com outras pessoas através: * 1 ponto Dos sons e da música. Da nossa linguagem verbal. Da nossa linguagem corporal, com o nosso corpo e seus movimentos. A dança não constitui uma forma de comunicação entre as pessoas.
Além disso, outros passos como ferrolho que utiliza basicamente as pernas, a tesoura que se utiliza das pernas e dos braços e a dobradiça que também se utiliza das pernas e dos braços, caracterizam, então as pernas e os braços como os membros principais utilizados no frevo.
Fortalecimento da musculatura Todos os músculos do corpo são trabalhados na dança. Em particular, os grupos musculares dos membros inferiores e, do abdômen e das costas são bastante fortalecidos durante as aulas.
Resposta: Geralmente, dançarinos de frevo utilizam uma camisa curta, simples e justa ou amarrada na altura da cintura; calça colada em tamanhos variados, estampadas em cores fortes. Já as dançarinas vestem short com babados ou mini-saias.
Porém, a sombrinha não pode faltar. Ela é o símbolo do frevo e dá um colorido todo especial às acrobacias feitas pelos dançarinos.
Conheça a origem e os diferentes tipos de Frevo. Estilo inteiramente instrumental, executado por orquestras onde se destacam instrumentos da família dos metais (trombones, trompetes e tubas) e da família das madeiras (saxofones, clarinetes e requintas), sendo a base rítmica conduzida pelo surdo, caixa e pandeiro.
Características do Frevo
O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco. Sua música baseia-se na fusão de gêneros como marcha, maxixe, dobrado e polca, e sua dança foi influenciada pela capoeira.
Ao dançar, os passistas mostram verdadeiras acrobacias. E ao todo, já se catalogou mais de 120 passos desta dança. Basicamente, os passos do frevo são dobradiça, tesoura, locomotiva, ferrolho, parafuso, pontilhado, ponta de pé e calcanhar, Saci-Pererê, abanando, caindo-nas-molas e pernada.
Osvaldo da Silva Almeida
A dança do frevo se originou no final do século XIX, durante as celebrações do carnaval de Pernambuco. ... A escolha do 14 de setembro para celebrar o Dia do Frevo é uma referência à data de nascimento do criador da palavra “frevo”, o jornalista Oswaldo Oliveira, que nasceu em 14 de setembro 1882.
O Frevo surgiu em Pernambuco, entre o fim do século XIX e o início do século XX, primeiramente como um ritmo carnavalesco, nascido dos maxixes, dobrados, polcas e marchinhas de carnaval. O frevo originalmente não tem letra, é só tocado por uma banda.
Frevo é um estilo de dança e ritmo musical típico do carnaval popular de Pernambuco. ... O nome "frevo" se originou a partir da palavra "ferver", que popularmente se pronuncia "frever". Ou seja, o significado é o mesmo de "fervura", que conota a "agitação" e "rebuliço" dos dançarinos.
Para poder facilitar o aprendizado das crianças, ele então cortava o guarda-chuva e deixava-o menor. E a partir daí outros passos também foram surgindo." Já nas décadas de 70 e 80, ações do Governo do Estado para incentivar o turismo levaram às sombrinhas as cores da bandeira de Pernambuco e a distribuí-las.
O maestro disse que a influência dos capoeiristas que acompanhavam os desfiles foi fundamental para construção do frevo. ... Na origem, eram usadas pelos capoeiristas como armas disfarçadas para se defenderem. Isso em uma época que a capoeira era proibida. Mas, hoje, se tornaram alegorias que acompanham o ritmo.
Patrimônio Imaterial da Humanidade, o frevo assume grande importância em ser estudado, aplicado e difundido juntamente com a capoeira, enfatizando assim contextos que podem ser trabalhados no âmbito da educação física escolar.
Os foliões começaram a imitar os movimentos dos capoeiras, que abriam caminho para as bandas e enganavam a polícia com seus passos. Dessa forma, surgiram os princípios do frevo." Hoje em dia o frevo é considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela Unesco, tornou-se símbolo da folia pernambucana.
Em 2012, o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife foi incluído na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. ... Simultaneamente à música, foi-se inventando o passo, isto é, a dança frenética característica do frevo.
O frevo é Patrimônio Imaterial da Humanidade porque transmite a força da cultura pernanbucana através de suas manifestações populares de dança. Ele teve sua origem em Recife e em Olinda, no Estado de Pernambuco.