O fator de potência exibido no quadro de cargas é obtido através da Potência total (W) e da Potência total (VA). A Potência total (W) é obtida somando a potência (W) de todas as peças associadas ao circuito. Esta informação é retirada diretamente do cadastro da peça.
Para uma carga completamente RESISTIVA, como por exemplo uma resistência de chuveiro ou uma lâmpada incandescente, o fator de potência será 1, pois a curva de tensão (V) e corrente (I) estarão juntas, ou “em fase”. Elas não precisam possuir a mesma amplitude, mas começam e terminam juntas ao longo do tempo.
Ela é expressa em Watts, sendo W o seu símbolo. As potências máximas usuais dos Chuveiros Lorenzetti são 3200 W, 4500 W, 5500 W, 6800 W e 7500 W.
A potência do chuveiro é, portanto, uma informação crucial. Afinal, ela indica a capacidade do aparelho de aquecer água em um determinado período de tempo. Além disso, quanto mais potente o chuveiro (e mais tempo ele ficar ligado), maior será o consumo de energia elétrica.
Independente do tipo ou marca de chuveiro o que determina o consumo de energia é a potência e o tempo que o mesmo fica ligado. A potência elétrica é expressa em watts (W). Nas duchas e chuveiros existem modelos com potências diversas que vão de 4.
Passo 1
Qualquer aparelho elétrico consome energia de duas maneiras. Parte do gasto ocorre no próprio aparelho e esse consumo é o mesmo com 110V ou 220V. Um chuveiro, por exemplo, gasta eletricidade para esquentar a água. ... Se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V.