A história do teatro no Brasil teve início em meados de 1500, quando os portugueses chegaram às nossas terras e nos tornamos colônia. Em um primeiro momento, essa forma de arte foi utilizada pelos padres jesuítas com o intuito de catequização dos índios.
Essa forma de arte, fundamentada na performance, é realizada por um ator ou um conjunto de atores em um palco ou algo semelhante, em que é interpretada uma história ficcional ou não, com o auxílio de técnicos e auxiliares, sob a orientação de um diretor que encena a obra escrita por um dramaturgo.
No teatro tradicional brasileiro temos principalmente a comédia e o romance voltados para a realidade da burguesia. ... Porém, o teatro se expandiu para além dos interesses das igrejas e tornou-se uma ferramenta de diversão, entretenimento e reflexão da sociedade.
O texto teatral assemelha-se ao narrativo quanto às características, uma vez que o mesmo se constitui de fatos, personagens e história (o enredo representado), que sempre ocorre em um determinado lugar, dispostos em uma sequência linear representada pela introdução (ou apresentação), complicação, clímax e desfecho.
Características do Texto Teatral
O Teatro Cego é um formato teatral inovador, no qual o espetáculo acontece na escuridão total, convidando todos a abdicar da visão e acompanhar a trama através dos outros sentidos: olfato, paladar, tato e audição.
O Teatro Cego é um formato de espetáculo teatral no qual a peça acontece no completo escuro e, no decorrer da trama, os espectadores mergulham em um universo de sensações. O tato, olfato, paladar e audição são estimulados em diversas situações, que ambientam e contextualizam a cena.
O Teatro Cego foi trazido para o Brasil pela Caleidoscópio Comunicação & Cultura em junho de 2012. O formato surgiu em 1991, na cidade de Córdoba, na Argentina, e atualmente está em cartaz em Buenos Aires. ... Com isso, o público fica inserido na trama, e não sentado nas arquibancadas do teatro.
Resposta: O texto dramático está presente em quase toda a montagens teatral, a relação é muito forte, pois assim podemos ter uma boa representatividade textual.
A dramaturgia é o nome utilizado para as representações teatrais e os dramaturgos são aqueles que escrevem os textos para serem encenados por atores. Os textos teatrais são geralmente dividido em atos e cenas, apresentam diálogos e ausência de narrador.
No teatro, o termo rubrica ou didascálias, de forma simples, serve para orientar os atores, o diretor e o leitor, ambienta as personagens e indicar ações, a “rubrica projeta, no plano literário, uma certa materialidade cênica” (RAMOS, 2001, p. 9).
Elementos da Linguagem Teatral
Gênero Dramático - Refere-se à linguagem encenada, representada pela linguagem teatral, contando com a participação de elementos extraverbais, como cenário, figurino, iluminação e sonoplastia. ...
Exemplos: a iluminação, o figurino, a maquiagem, o cenário, etc. São elementos da linguagem teatral, EXCETO: * a) Personagens, Espaço, Público.
Os elementos cênicos presentes no teatro são aqueles de fundamental importância para que o espetáculo se realize. Dentre eles, podemos destacar a cenografia, o figurino e a maquiagem, que caracterizam os personagens.
A linguagem teatral é aquela utilizada nos textos teatrais (ou dramáticos), os quais são escritos para serem representados. Os gêneros teatrais mais conhecidos são a comédia, a tragédia e a tragicomédia.
O termo “dramaturgia”, em grego, significa “escrever drama”. Já a palavra “drama”, propriamente dita, quer dizer “ação”.
Teatro Arte de projetar cenários para peças. A própria ambientação cênica projetada pelo cenógrafo: o ponto alto do espetáculo era a cenografia.
Elementos Cênicos Conjunto formado pelos objetos, iluminação, som e movimento corporal apresentados no espetáculo cênico com a finalidade de compor a ideia da temática desenvolvida. A opção de usar algum elemento cênico para o espetáculo ou coreografia, envolve vários fatores.
Essas expressões, normalmente, têm a presença de um diretor de cena, que dirige os diversos elementos que fazem parte delas, como cenário, texto, composição, iluminação, decoração, figurino, a música, entre outros. O teatro é a mais antiga e tradicional arte cênica.
Dentre eles, podemos destacar a cenografia, o figurino e a maquiagem, que caracterizam os personagens. Além desses elementos, existe a iluminação e a sonoplastia, que são os elementos responsáveis pela criação da atmosfera de uma cena.
Explicação: a diferença entre artes cênicas e teatro é que: artes cênicas envolve teatro, musica, dança e etc. já o teatro é focado somente em teatro.