Auguste Comte considera o Positivismo como a fase final da evolução da maneira como as ideias humanas são percebidas. O Positivismo tem por base teórica a observação, ou seja, toda especulação acrítica, toda metafísica e toda teologia devem ser descartadas.
Auguste Comte foi um dos mais importantes filósofos e sociólogos franceses. Atribui-se a ele a criação da disciplina Sociologia, bem como a corrente filosófica, política e científica conhecida como Positivismo. Sua contribuição teórica ainda é importante, com o conceito político da "Lei dos Três Estados".
A ciência como única forma de conhecimento verdadeiro O Positivismo é uma corrente de pensamento filosófico que surgiu na Europa, mais precisamente na França, entre os séculos XIX e XX. Desenvolvida pelo pensador Auguste Comte, defendia que o conhecimento científico era a única forma de conhecimento válido.
O Positivismo é uma doutrina altruísta, científica e industrial, que tem por objetivo incrementar o progresso do bem-estar moral, intelectual e material de todas as sociedades humanas, que habitam este planeta Terra, e em todas as incursões interplanetárias, (desde que não se destrua esta atual morada), a serem ...
O Positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no início do século XIX. Ela defende a ideia de que o conhecimento científico seria a única forma de conhecimento verdadeiro. A partir desse saber, pode-se explicar coisas práticas como das leis da física, das relações sociais e da ética.
“O positivismo derivou do “cientificismo”, que significou a crença no poder dominante e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida do homem e da natureza.” (COSTA: 2005 p.
O Positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no início do século XIX. Ela defende a ideia de que o conhecimento científico seria a única forma de conhecimento verdadeiro. A partir desse saber, pode-se explicar coisas práticas como das leis da física, das relações sociais e da ética.
Características: Só acreditavam em teorias comprovas pela ciência, descartando as crenças, eram relacionados a ideias de progresso da civilização e achavam que a sociedade tinha que passar por etapas sucessivas que levariam a um progresso constante.
Resposta. Resposta: "O amor por princípio, a ordem por base e o progresso, por fim".
O cientificismo é uma postura filosófica que defende a ideia de que “a ciência é a melhor metodologia que existe para se conhecer o mundo e possibilitar o desenvolvimento tecnológico”. ... O cientificismo é um componente tanto do positivismo lógico como do realismo científico.
Na escola positivista a disciplina é reconhecida como fundamental obrigação da educação. Os positivistas afirmam que a infância é uma fase marcada pelas soluções teológicas dos problemas e que somente com as inferências do ensino científico é que a maturidade do indivíduo será alcançada.
Segundo o positivismo, o espírito humano necessariamente se desenvolveu no decorrer de três fases ou estados: o teológico, o metafísico e o positivo. ... O segundo momento ou estado do desenvolvimento das ciências é chamado pelo positivismo de “metafísico” e teria um “caráter bastardo”.
O positivismo possibilitou um grande desenvolvimento ideológico, político e social para o Brasil, introjetando uma real importância na evolução das ideias questionativas. ... A influência da doutrina de Comte ficou marcada definitivamente na bandeira brasileira pelo lema "Ordem e Progresso".
A filosófia positiva de auguste comte nega que a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio.
Lei dos três estados de Comte Com base nas ideias positivistas, Comte criou e fundamentou as três Leis dos estados. O autor afirmava que as sociedades passariam por três estados de pensamento, com algumas características fortes e dominantes. Os três estados são: o teológico, o metafísico e o positivo.
Os estados físicos fundamentais da matéria são sólido, líquido e gasoso, que se diferenciam pelo menor ou maior grau de agregação entre suas partículas.
Essa lei determina três estágios do conhecimento: O teológico, o metafísico e o positivo. No estágio teológico todos os fatos se explicam pela intervenção contínua de agentes sobrenaturais. No estágio metafísico esses agentes naturais são substituídos por forças abstratas atribuídas à natureza.
O estado positivo caracteriza-se pela existência de uma ciência que investiga a natureza e comprova as descobertas realizadas de modo a garantir a aplicação prática destas, levando ao desenvolvimento tecnológico e a mais conforto material.
Por fim, o estado positivo é o estado científico e ocorre quando a observação dá lugar à imaginação e abstração presentes nos dois estados anteriores. Os fenômenos não dependem mais das vontades divinas ou do homem.
Veja: O último estado, em que o homem alcança sua excelência, é o positivo, caracterizado pela subordinação da imaginação (teológico) e da argumentação (metafísico) à observação dos fenômenos.
Para Comte a sociedade tem dois tipos: A estática social e a dinâmica social. A estática social diz que o desenvolvimento só podia ocorrer, caso a sociedade se organizasse, ou seja, evitando caos e confusão.
Comte (que introduziu a distinção entre estática e dinâmica social), a estática social designa a parte da Sociologia que analisa as leis gerais da ordem social, as condições de existência e o equilíbrio da sociedade. ... Ou seja, estuda as condições de existência da sociedade.
Podemos imaginar uma sociedade ideal como um espaço formado por pessoas que se respeitam e aceitam as diferenças. Afinal, as pessoas são diferentes por natureza. Cada indivíduo sente, pensa e se expressa de uma forma.
o Comte compreendia o funcionamento da sociedade como se fosse um organismo vivo, ou seja, cujas partes desempenham as funções específicas q contribuem p/ manter o equilíbrio do todo.
Pai do positivismo, ele acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas. ... Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política.