As haustrações são saculações que ocorrem ao longo do intestino grosso, originando seu aspecto 'sacular' característico.
O cólon, por sua vez, divide-se em: cólon ascendente, que inclui o ceco e se localiza na parte direita do abdome; cólon transverso, que atravessa a parte superior do abdome da direita para esquerda; cólon descendente, que fica na parte esquerda do abdome; e cólon sigmoide, que tem forma de S e se conecta ao reto, na ...
Descendente: Região do cólon que desce pelo lado esquerdo, levando o bolo alimentar para baixo. Sigmoide: Após o descendente, o cólon torna-se solto e móvel e se liga ao reto. É nessa região que ocorre a maioria dos casos de câncer de intestino.
RESUMO: O câncer colorretal é uma neoplasia bastante freqüente, sendo responsável por alta morbimortalidade. O principal tipo histológico encontrado é o adenocarcinoma. Geralmente, acomete o segmento distal do reto, e o sigmóide e os sintomas mais comuns resultam de alteração do hábito intestinal.
A doença diverticular é caracterizada por pequenas bolsas em formato de balão (divertículos) que se projetam através das camadas de estruturas específicas do trato gastrointestinal (digestivo). Uma bolsa, no singular, é denominada divertículo. Quando há mais de uma bolsa, elas são chamadas de divertículos.
Divertículos são pequenos sacos que se projetam para fora da parede do intestino grosso. A presença de vários divertículos é chamada de diverticulose. É freqüente em pessoas acima da 6º década. Caso algum dos divertículos inflame ou infeccione, o quadro é chamado de diverticulite.
O tratamento para diverticulite aguda é feito com dieta líquida ou jejum, além de uso de antibióticos, como Metronidazol e Ciprofloxacino, para diminuir a inflamação e a infecção no intestino grosso.
Após a crise de diverticulite, é importante voltar a incluir os alimentos ricos em fibras progressivamente no dia a dia com o objetivo de provocar gases ou dor abdominal, devendo ter início com o consumo de uma porção de fruta e de vegetais crus por dia e depois progredindo para o consumo de farinhas e cereais ...
Por isso, a melhor forma de prevenir a diverticulite é comer alimentos ricos em fibras, beber bastante água e evitar produtos que contenham grande quantidade de gordura e açúcar. Mas caso o problema apareça, o tratamento é simples e feito com antibioticos, contanto que o diagnóstico seja feito rapidamente.